O segundo dia de testes em Barcelona deixou o piloto Vitaly Petrov da Caterham bastante animado com o seu desempenho. Fazendo um total de 69 voltas a equipe conseguiu passar mais tempo do que planejado na pista e mesmo com alguns problemas com a posição de assento e com os freios o clima de otimismo predominou todo o período dos testes. Na parte da tarde a equipe testou o ritmo em corridas mais longas o que possibilitou a checagem de várias informações.
Petrov, que fez sua melhor volta em 1m26s605 se sentiu bem fisicamente mantendo seu nível de preparação. Percebendo a diferença entre sua experiência anterior e o novo carro, Vitaly Petrov acredita ter que adaptar o seu estilo de pilotar, sendo um pouco mais suave para aproveitar melhor as características do novo modelo.
O diretor técnico Mike Gascoyne também se mostrou satisfeito com a atuação do piloto neste segundo dia em Barcelona: “Foi um dia razoável com Vitaly no carro. Passamos uma parte da manhã para ambientar o carro e o piloto, e ele se estabeleceu bem e fez exatamente o que pedimos. Temos alguns pontos para trabalhar hoje à noite, para entender como dar-lhe uma configuração que o faça sentir mais confortável, então amanhã esperamos poder continuar progredindo quando ele voltar para a pista. “
O diretor presidente do Grupo Caterham Riad Asmat também fez suas considerações sobre o segundo dia de testes, demonstrando satisfação com Petrov: “Ele saiu-se bem hoje, fez um bom número de voltas e trabalhou bem com a gente para ajustar as configurações básicas que precisamos dar a ele para que ele se sinta confortável no cockpit. Foi um primeiro dia praticamente sem falhas, e isso é exatamente o que queríamos dele. “