Fora da Fórmula Um na temporada de 2013, Bruno Senna decidiu aproveitar a oferta da Aston Martin e disputar o Campeonato Mundial de Endurance. A informação foi confirmada no início da noite desta terça (05) pela assessoria do piloto brasileiro.
Bruno, que tentava uma vaga na Fórmula Um nas equipes Caterham e Force India, acabou sendo preterido na equipe inglesa pelo piloto Giedo van der Garde, e se viu sem chances na equipe indiana, que deve confirmar o nome do companheiro de Paul di Resta ainda este mês, tendo como o favorito a ocupar a vaga o piloto francês Jules Bianchi.
Não era segredo para ninguém a predileção de Bruno pela categoria na qual disputara duas temporadas completas (2010 e 2012) e uma incompleta (2011). Mesmo com o bom aporte de patrocinadores, uma vaga como titular na Fórmula Um se tornou cada vez mais distante e nem mesmo a possibilidade de arranjar um assento na fraca Marussia, que contratara outro brasileiro (Luiz Razia) empurraram o piloto a aceitar o convite, que classificou como “irrecusável” para disputar as corridas de longa duração no ano de 2013.
Bruno Senna assinou com a Aston Martin e pilotará um dos Vantage GTE no ano em que a tradicional marca inglesa completa 100 anos. O piloto vai fazer sua primeira prova nas 12 Horas de Sebring, etapa que abre o calendário da American Le Man Series no dia 16 de março. Com o propósito de vencer não apenas o WEC, mas também às 24 Horas de Le Mans, a Aston Martin aproveitará a corrida na Flórida como preparação a mais prestigiosa prova de longa duração do automobilismo mundial.
Bruno dividirá o cockpit com o francês Frédéric Makowiecki e a dupla receberá o reforço do britânico Robert Bell nas 24 Horas de Le Mans e nas Seis Horas de Spa-Francorchamps. Em Sebring, no entanto, o brasileiro formará o trio completado pelo inglês Darren Turner e pelo alemão Stefan Mücke. Turner foi um dos responsáveis pela chegada de Bruno à Aston Martin, cuja sede está localizada em Banbury, nas proximidades de Oxford. “Foi ele quem me indicou. A equipe me ligou na semana passada e acertamos tudo nesta segunda-feira, quando fui à fábrica pela primeira vez”, explicou Bruno.
“Até 2009, sempre conquistei vitórias e pódios nas categorias por onde passei. Desde então, por uma série de circunstâncias fora do meu controle, não tive a mesma chance na Fórmula Um. As propostas que me foram oferecidas nesta temporada também não me davam essa possibilidade. Fiquei impressionado com o que encontrei na Aston Martin. Todo o desenvolvimento do carro é feito em casa, desde o motor V8 até as peças. Parece uma equipe de Fórmula Um em outra escala. Será bom dar uma diversificada na carreira e aprender mais uma categoria”, lembrou Bruno.
Bruno vai acelerar o Vantage GTE pela primeira vez nos testes dos próximos dias 17 e 18 em Portimão (Portugal). “O número de testes é notável. Depois dessa primeira sessão de ensaios, ainda teremos outra antes de seguir para os Estados Unidos. Em Sebring, vamos andar desde a segunda-feira antes da corrida. E depois dela, no dia seguinte, vamos dar apenas uma limpada no vidro antes de rodar por mais 12 horas. Será quase uma simulação de uma prova de 24 horas como Le Mans”, concluiu.
A temporada do Campeonato Mundial de Endurance – WEC será inaugurada dia 14 de abril, com as Seis Horas de Silverstone.
Fotos: Divulgação:MF2




