Eles chegaram ontem à capital baiana, e trazem na bagagem títulos importantes, conquistados em 2006 e 2007, ano em que Sérgio Rebouças, o tio/piloto, e Dudu Rebouças, o sobrinho/ navegador, competiam no maior rali monomarca do país e faziam bonito pelas trilhas nordestinas. “Em 2006 conquistamos o Velobrasil , ficamos em segundo lugar na Cup Nordeste na categoria TR4, e ainda levamos para casa o título do RN 1500. Nossa categoria naquele ano era a Production, categoria de base do rali cross country que nos permitiu descobrir os ralis de velocidade como paixão. Em 2007, sentimos que era hora de crescer, trocamos nossa TR4R por uma L200RS e partimos em busca de bons tempos, lado a lado, com nomes importantes do cenário regional e nacional. Como resultado, a nova fase nos presenteou com um segundo lugar na Cup e a certeza que estávamos no rumo certo”, relembra Sérgio.
Porém, mudanças de planos aconteceram, e em 2008, a dupla não pôde dar continuidade a parceria conforme havia planejado, “Nos acabamos fazendo provas separadas em função do ritmo de trabalho e agendas conflitantes”, explica Dudu, que por este motivo participou das edições do Rally Internacional dos Sertões de 2008 e 2009 como navegador de outro piloto, Cléber Rodrigues.
Porém, a parceria volta a ativa a partir deste final de semana, quando no sábado será dada a largada para a temporada 2009 da Mitsubishi Cup Nordeste, em Salvador, BA, que pela primeira vez recebe a competição, uma das mais prestigiadas do cenário nacional. Segundo os organizadores, o percurso terá uma pista 28 quilômetros, na qual três voltas pontuarão para definir os campeões da etapa, que apesar de contar com os principais nomes do rali do Norte e Nordeste, não terá a presença dos bicampeões cearenses Riamburgo Ximenes/Stanger Eller.
“É bem verdade que até o ano passado o objetivo comum dos competidores na categoria RS era vencer Riamburgo, referência nacional e bicampeão do evento, ou acelerar mais que os irmãos Bortolanza, campeões de 2008. Sem a participação deles, e com a chegada de novos participantes, sabemos que outros nomes despontarão e, temos certeza que não haverá vitória fácil para ninguém. Com isso, aumenta a nossa responsabilidade de fazer nada mais que o melhor para garantir a continuidade de títulos ao Ceará, estado que tanto ama e valoriza os bons ralis”, finaliza Sérgio Rebouças.
O grid de 30 carros promete que a competitividade vai estar em alta no calor baiano e a organização avisa: “A região tem muitas características de serrado, com a trilha formada por um piso arenoso, de terra vermelha, que a deixa bastante rápida e ideal para desenferrujar os competidores para essa primeira etapa”, disse o gerente técnico da prova, Detlef Altwig.
A Mitsubishi Cup premia os cinco primeiros colocados de cada categoria, em cada etapa, com troféus e brindes de patrocinadores, além do prêmio para o melhor piloto Estreante em cada etapa do Nordeste. No final do campeonato, os dois pilotos campeões de cada categoria irão dividir um premio de R$ 24.200,00 em dinheiro. Fotos: Ricardo Coelho
Programação:
19h – Briefing para pilotos e navegadores Local: Hotel Sofitel Salvador – Rua Passágarda, s/n – Itapuã
15 de Agosto – Sábado
9h – 1ª Largada
11h – 2ª Largada
13h- 3ª Largada
Local: Rodovia do Côco – BA 099 acesso pela Central da Cetrel – Camaçari
14h30 Almoço e Premiação
Local: Hotel Sofitel Salvador