Neste fim de semana, todos os holfotes do kartismo mundial vão estar voltados para pequena cidade de Brandon, no norte da Inglaterra. Na pista do kartódromo de PFI, competidores de todas as partes do planeta correm em busca do título Mundial da categoria KF e da Super Copa do Mundo da KF Junior.
Único piloto brasileiro inscrito na competição, o mineiro Sérgio Sette Câmara, de Belo Horizonte, vai competir na Super Copa do Mundo. Representando a equipe oficial da fábrica de chassis ART Grand-Prix, o piloto de 15 anos tem bons motivos para acreditar em um resultado muito positivo nesta prova.
Nos meses de junho e julho, o piloto disputou as duas etapas do Campeonato Europeu quando, após vencer inclusive uma das baterias, finalizou a competição na 13ª posição. Animado pela utilização dos mesmos pneus do Europeu, os italianos da marca LeCont, os quais se adaptou muito bem, Sette Câmara aceitou o desafio de ser o único representante do Brasil nesta prova.
O Kartódromo de PFI é uma das pistas mais modernas do Reino Unido. A pista, que conta com traçado se 1.382 metros de extensão, tem um traçado bastante desafiador. Com característica de velocidade alta, o seu desenho conta com curvas de diferentes raios, esses de alta e de baixa e até mesmo um viaduto. Devido a esta grande variação, o grau de dificuldade da pista é muito grande e, para se adaptar perfeitamente ao traçado, os pilotos não podem perder nem um segundo de sua concentração.
A programação oficial do evento teve início nesta quarta (28), com os primeiros treinos livres. Ao todo, foram seis sessões, porém, ainda sem a cronometragem oficial dos eventos. Neste primeiro dia, os times optaram por deixar os pilotos se adaptarem bem e conhecerem cada um dos segredos da pista. Nesta quinta (29), foram mais seis sessões livres. Desta vez, as equipes já passaram a fazer testes efetivos dos equipamentos e a buscarem os acertos ideais para a tomada de tempos e as corridas.
Nesta sexta (30), os karts voltam à pista. Na parte da manhã, acontecem os últimos três treinos livres e, então, à tarde, acontece a tomada de tempos que vai definir o grid de largada das corridas classificatórias. No sábado (31), vão ser disputadas três corridas classificatórias cuja soma dos pontos vai ser utilizada para a definição do grid da corrida Pré-Final. No domingo (1º), então, vão ser disputadas as corridas Pré-Final e Final. As provas de domingo têm transmissão ao vivo, pela internet, no site www.cikfia.tv.
“A Super Copa do Mundo é um competição que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) criou neste ano para substituir, de certa forma, o Mundial Under 18, que não vai existir mais. A ART me convidou para competir devido ao meu bom resultado no Europeu e, desta forma, estou aqui para tentar buscar o título. A pista é sensacional, muito técnica e com grande infraestrutura. Ainda estou me adaptando, mas tenho certeza que na hora da tomada vou conseguir um bom tempo e seguir competitivo para as classificatórias”, comentou animado o piloto mineiro.
Texto: Quick/Divulgação
Foto: Flávio Quick/Quick/Divulgação




