A Fórmula Um retorna à atividade neste fim de semana com a realização do Grande Prêmio da Bélgica, no lendário circuito de Spa-Francorchamps.
Os pneus, que têm sido o grande diferencial deste ano, e responsável pelo equilíbrio na temporada, deve continuar sendo o maior desafio na montagem da estratégia de corrida das escuderias da F-1. Na Bélgica a Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus, escolheu os compostos duro (P Zero Prata) e médio (P Zero Branco) em uma combinação que não foi utilizada desde a segunda corrida da temporada, na Malásia.
Com 7.004 km, o circuito de Spa tem a pista mais longa de todo o ano e, por estar situado entre as colinas de Ardenas, sua geografia proporciona um microclima próprio, com grande chance de chuva. Assim, é possível que chova em uma parte do traçado ao mesmo tempo que outra esteja completamente seca. O seu traçado é conhecido por suas altas velocidades e curvas rápidas. Também é um desafio para os pneus, que têm de lidar com cargas de energias laterais e longitudinais extremamente elevadas, graças a temíveis compressões como a Eau Rouge: uma curva que parece uma volta de montanha russa. Esta é a razão da escolha dos dois compostos mais duros da Pirelli, considerando o trabalho duro que os pneus terão durante as 44 voltas da corrida. Na pista belga os carros ficam em plena aceleração em Spa por quase 75% da volta, o que o torna um dos circuitos mais rápidos do ano juntamente com Monza.
Paul Hembery, diretor de motorsports da Pirelli, afirma que a configuração da pista e a variação da temperatura quase sempre transformam as disputas de Spa em grandes corridas. “Do ponto de vista dos pneus, é certamente um dos circuitos mais exigentes que enfrentaremos no ano, por causa das altas velocidades e forças extremas envolvidas, que muitas vezes atuam sobre os pneus em mais de uma dimensão. A nomeação do pneu duro e médio permitirá aos pilotos exigirem o máximo de seus carros do início ao fim, da maneira como Spa foi projetada”, conclui.
Confita os horários (Horário Oficial do Brasil) da etapa da Bélgica :
Sexta (31)
5h 1° Treino Livre.
9h 2° Treino Livre.
Sábado (01)
6h 3° Treino Livre.
9h Classificação.
Domingo (02)
9h Corrida
Foto: Mercedes GP/ Divulgação.