A Território Motorsport, em sociedade com o engenheiro Luis Cabral, foi responsável por preparar o novo motor do Sherpa, que será pilotado por Marcos Moraes no Rally dos Amigos. A nova configuração do motor deu mais potência ao veículo entre outros benefícios que poderão ser acompanhados na prova deste sábado (5), em Itatinga, interior de São Paulo.
O carro que originalmente foi lançado com motor MWM 2.8 Mecânico, passou a usar o motor MWM-International 3.0 Eletrônico que é mais moderno, tem mais recursos e ainda, polui menos. Moraes elogiou o trabalho realizado pela Território Motorsport, depois de testar o veículo na pista localizada ao lado da empresa, em Tatuí/SP.
Acho que o serviço e a parte eletrônica ficaram perfeitos. Porque estávamos com dificuldades para equacionar este motor e, o teste que fiz, mostrou que ficou muito bom. Ganhamos pelo menos 25% de desempenho com o novo motor, mesmo não tendo o câmbio sequencial. O carro ganhou mais agilidade, mais resposta e tem tudo para fazermos uma boa prova em Itatinga”, ressalta Moraes.
Segundo Edu Piano, diretor da empresa e piloto, que acompanhou todo o preparo do motor, eles tiveram poucos dias para finalizar o trabalho. “A princípio colocamos uma versão eletrônica já conhecida, mas as modificações de turbo e coletor que foram feitas no veículo não ficaram 100% com a nossa versão de eletrônica. Então trocaram a turbina por uma versão mais parecida com a original e daí fizemos algumas alterações no sistema de injeção. O carro ficou ótimo e mais forte que a versão que desenvolvemos em 2006 para as Rangers, que andam com 265Cv. Mas ainda temos muito a melhorar e esse trabalho terá que ser feito novamente em dinamômetro”, explica.
Enquanto Moraes completa: “Escolhi a Território Motorsport porque vem trabalhando há três anos em cima deste motor e pelos bons resultados que obteve. Tem ainda, uma estrutura muito bem montada em Tatuí e o resultado significativo deste motor mostrou que eles têm uma avançada tecnologia para deixar o carro mais competitivo”.
Já Luis Cabral, sócio da Território Motorsport na área de desenvolvimento de motores, dá mais detalhes. “Este sistema que usamos na preparação deste motor é um sistema novo que trouxemos para o Brasil, voltado exclusivamente para competição. Tem uma unidade de controle mais simples e robusta incorporando tecnologia militar. As várias inovações permitem melhorias significativas no desempenho e proteção do motor”, destaca o engenheiro que adianta: “Já estamos estendendo este trabalho de desenvolvimento para os motores Otto “Álcool” e para outros motores à diesel, inclusive para caminhões, como também desenvolvendo para outros veículos de competição”.
Sobre a sociedade com a empresa de Piano, Cabral comenta: “Não é diferente de uma parceria entre piloto e navegador. Pois sempre há o objetivo da vitória e um produto final de alto rendimento e confiabilidade”.
A Território Motorsport passará a funcionar a partir de janeiro de 2010 em novas e modernas instalações em Tatuí. A empresa retornará às competições e voltará a oferecer apoio às equipes, aluguel de picapes e caminhões e preparo de veículos multimarcas para as próximas temporadas.
Foto:Sanderson Pereira/Divulgação.