O Transparaná Troller 2014 chegou ao seu primeiro destino: Cascavel, no oeste paranaense. A largada aconteceu nesta segunda (27), em Foz de Iguaçu, e amanhã segue para Campo Mourão. Depois, passa por Ivaiporã, Ponta Grossa, Curitiba para encerrar a prova em Guaratuba, região litorânea do estado, no próximo sábado (1º). Neste primeiro dia, foram realizadas duas provas entre Foz do Iguaçu e Cascavel, somando 241 km.
A dupla curitibana Alessandro Ronerto chegou em primeiro na categoria Master. Rone Branco/Enedir Jr., de Curitiba, foram os segundos, seguidos por Otávio Enz Marreco/ Allan Enz, de Apucarana (PR).
“Foi boa a etapa, bem rápida, com trechos de trial e reflorestamento que exigiram atenção, pois estava liso. Na parte da tarde, estava ótimo e já estou ansioso para a segunda etapa”, afirma o piloto Weirich, que foi o campeão do ano passado na mesma categoria.
O piloto Paulo Roberto de Goes, que também disputa na categoria Master com o navegador Thiago Medeiros Stapazzoli, destaca a primeira prova desta segunda como “fastástica”. “Acho que todo piloto gosta de andar rápido, com uma navegação difícil e com muito salto. A parte da tarde foi mais tranquilo, poderia ter uma média um pouquinho mais apimentada”, avalia o piloto de Joinville (SC).
Goes complementa que a estratégia para a segunda etapa é andar mais rápido. “Neste primeiro dia, poupamos o carro e checamos o entrosamento entre piloto e navegador, que conta muito. Daqui pra frente, conforme a interação da dupla, aumento a coragem também”, ressalta.
A dupla Hamilton dos Santos Medeiros e Renan Medeiros também compete na categoria Master. “A prova foi show. A primeira etapa foi boa, médias bem justas, gostosa de andar, demos uma errada no começo e depois aceleramos para buscar. O ponto principal do dia foram os trechos lisos que mereceram bastante cuidado”, avalia o navegador Renan.
Graduados
André Luiz Pinto/Fábio Dutra, de Blumenau/SC, venceu na Graduados e somou 50 pontos. A dupla que ficou com a segunda colocação na foi Paulo Henrique Vieira/Vinícius Gunha, de Curitiba/PR, seguidos por Waldemiro Armindo Veiga/Luís Zanotti, de Joinville/SC.
“O percurso foi fantástico, novo, quando comparado às edições anteriores do Transparaná. Hoje, o resultado foi bom. Amanhã, queremos repetir e melhorar a pontuação”, analisa o navegador Vinícius Gunha Junior.
Os vencedores na categoria Junior formam uma dupla da casa: Irineu Pedroso e Robson Schuinka. Silvano de Jesus Taborda e Juliana Jaremzck, ambos também de Cascavel/PR, chegaram em segundo e a dupla Fernando Hostins/Andressa Aviz, de Alto Paraná/PR, em terceiro.
Transparaná Troller 2014
São seis dias de prova, em que os participantes são divididos em quatro categorias: Master, Graduados, Junior e Adventure, com o objetivo de completar os cerca de 1.500 quilômetros com a maior regularidade possível. Os percursos das etapas são totalmente desconhecidos pelas equipes até o dia de cada uma das largadas, do total de 13, sendo duas provas por etapa com pausa entre elas (neutro) e o Super Prime, realizado no último domingo (26). Os competidores podem descartar o pior resultado da classificação geral do evento, menos as duas últimas provas.
Texto: SigCOm/Divulgação
Foto: Luciano Santos/SigCom/Divulgação