Uma verdadeira confusão na largada, envolvendo quatro pilotos, entre eles o pole position, Wagner Ebrahim, abriu caminho para a sexta vitória dos líderes do campeonato de 2011. Matheus Stumpf e Valdeno Brito assumiram a primeira colocação ainda na primeira curva, imprimiram excelente ritmo de corrida e só deixaram o primeiro lugar momentaneamente, durante as paradas obrigatórias no Rio de Janeiro. Eles venceram com larga vantagem em relação aos segundos colocados, também envolvidos naquele acidente, Xandy Negrão e Xandinho Negrão.
“Foi uma prova bem tumultuada desde a largada. Quando percebi a confusão lá na frente, tirei o pé e tentei sair da confusão. Felizmente deu certo, saí da curva na liderança e só tive que aproveitar o ótimo carro que a equipe nos deu. Sabíamos que a segunda parte da prova seria bem complicada, mas o Valdeno Brito levou o carro muito bem até o final e deu tudo certo”, comemorou Matheus Stumpf. Eles são os atuais campeões da categoria GT3. Agora, a dupla soma 177 pontos no campeonato, contra 160 de Xandy Negrão e Xandinho Negrão.
“Nós estávamos envolvidos no acidente da largada, meu pai acabou caindo para 11º e veio recuperando. Ainda tinha o problema da porta, que por causa da pancada às vezes abria no meio da pista, mas mesmo assim o ritmo era bom. Só não tão bom quanto poderia ser. Quando assumi a pilotagem, tentei andar forte, mas o problema que tivemos foi uma pena e acabei não conseguido diminuir a diferença para os líderes”, falou Xandinho Negrão. Chico Longo e Daniel Serra, em terceiro lugar, repetiram o melhor resultado deles em 2011.
“Eu não esperava esse desempenho porque não tínhamos o melhor carro. Andamos bem durante o fim de semana, mas o nosso consumo de pneus era muito alto. Eu tive a sorte de largar bem, mas em seis ou sete voltas não tinha mais rendimento, o desgaste era demais, e acabei ultrapassado quando chegaram os carros mais rápidos. Mas para quem largou em décimo, foi um resultado muito bem-vindo”, falou Chico Longo. Bruno Garfinkel e Ricardo Maurício terminaram em quarto lugar, seguido por Vanue Faria e Renan Guerra.
Resultado Final:
1º) 7 – V.Brito/M.Stumpf (FO, PB/RS), 38 voltas em 50:05.821 (média de 139,58 km/h)
2º) 9 – X.Negrão/X.Negrão (LA , SP/SP), a 21.909
3º) 19 – C.Longo/D.Serra (FE , SP/SP), a 32.201
4º) 33 – B.Garfinkel/R.Mauricio (LA , SP/SP), a 43.397
5º) 105 – V.Faria/R.Guerra (LA , SP/SP), a 44.445
6º) 30 – Cleber Faria (LA , SP), a 49.441
7º) 13 – Pedro Queirolo (CO , SP), a 1 volta
8º) 5 – S.Jimenez/P.Bonifacio (FO , SP/SP), a 1 volta
Classificação:
1º- Matheus Stumpf/Valdeno Brito – Ford GT – 177 pontos
2º- Xandy Negrão/Xandinho Negrão – Lamborghini LP600 – 160
3º- Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari F458 – 144
4º- Cleber Faria – Lamborghini LP560 – 137
5º- Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600 – 135
6º- Pedro Queirolo – Corvette Z06R – 117
7º- Paulo Bonifácio – Ford GT – 95
8º- Renan Guerra/Vanuê Faria – Lamborghini LP560 – 85
9º- Chico Longo/Daniel Serra – Ferrari F458 – 84
10º- Wagner Ebrahim – Audi R8 LMS – 82
11º- Bruno Garfinkel – Lamborghini LP600 – 69
12º- Ricardo Maurício – Lamborghini LP600 – 61
13º- Juliano Moro – Ford GT – 50
14º- Cláudio Dahruj/Rodrigo Sperafico – Corvette Z06R – 44
15º- Enrique Bernoldi – Ford GT – 35
16º- Fernando Croce – Dodge Viper Competition Coupé – 33
17º- Daniel Croce – Dodge Viper Competition Coupé – 26
18º- Henrique Assunção – Dodge Viper Competition Coupé – 19
19º- Ronaldo Kastropil – Dodge Viper Competition Coupé – 14
19º- Walter Derani – Ferrari F430 – 14
21º- Sérgio Jimenez – Ford GT – 8
22º- Antonio Pizzonia – Ferrari F430 – 7
22º- Ricardo Ricca/Rafael Daniel – Lamborghini Gallardo LP500 – 7
24º- Fernando G. Croce – Dodge Viper Competition Coupé – 6
25º- Fernando Poeta – Lamborghini Gallardo LP560 – 5
26º- Josué Pimenta – Ferrari F430 – 3
26º- João Adibe – Ford GT – 3
28º- Sérgio Lucio – Lamborghini Gallardo LP560 – 1
Fotos: Fernanda Freixosa – Divulgação.