A Volkswagen do Brasil investiu R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo inovadoras com foco em proteção ambiental, além de qualificação profissional dos empregados, para a implantação da nova linha de produção do Volkswagen up! na unidade de Taubaté (SP). O aporte aplicado na fábrica do interior de São Paulo faz parte do cronograma de investimentos no Brasil, até o ano de 2016, da ordem de R$ 9,2 bilhões.
Entre as inovações, a fábrica recebeu duas novas linhas de prensas, 296 robôs de última geração na área de Armação, uma nova unidade de Pintura que alia equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, implantação de 25 novos conjuntos de equipamentos na Montagem Final, novos equipamentos de alta precisão para aferição dos veículos e certificação dos padrões de qualidade, além da construção de três centros de treinamento em linha com o modelo global do Grupo Volkswagen.
Para Schmall, os investimentos na unidade de Taubaté em alta tecnologia, com foco nos princípios da sustentabilidade, equiparando a fábrica às linhas mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo, fazem parte do processo de globalização tecnológica da Volkswagen do Brasil para a evolução de seus produtos e processos produtivos.
O diretor da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, destaca que o início da produção do up! em Taubaté representa uma nova fase de inovações tecnológicas e desafios para a unidade. “A história da fábrica de Taubaté sempre foi marcada por muitos desafios e grandes responsabilidades, como o início da produção do Gol na década de 1980, que se tornou um dos maiores ícones da Volkswagen do Brasil. Assim, com os investimentos aplicados para a produção do up!, a unidade está pronta para fazer mais um carro de sucesso no mercado brasileiro”, afirma.
Com mais de cinco mil colaboradores, a fábrica de Taubaté também é responsável pela produção dos modelos Novo Gol e Novo Voyage, mas, ao longo de seus 38 anos de operação, já produziu os modelos Passat, Saveiro, Parati e Voyage, além de todas as gerações do Gol.
Com os investimentos, a unidade de Taubaté conta agora com uma extensão de sua Estamparia, onde as novas prensas garantem uma capacidade adicional para produzir 8,2 milhões de peças por ano, cinco vezes mais do que a produção por meio de um processo convencional.
O novo prédio da Estamparia tem uma área de 6.160 m² e abriga a linha de prensas pesadas (PXL), com capacidade de produzir 2.875.000 peças por ano e que possui padrões de tecnologia idênticos aos utilizados pela Volkswagen na Alemanha, operando com um novo sistema de transferência das peças “Cross Bar Feeder”, onde os robôs são fixados entre as prensas na parte superior, diferentemente das atuais linhas, nas quais os robôs são fixados diretamente no piso, aumentando a velocidade de produção. Com a maior produtividade, a linha PXL garante reduções de 30% no consumo de energia elétrica em comparação com um processo convencional.
A PXL tem, no total, seis prensas enclausuradas – processo que não oferece riscos de sujidade – e ainda possui uma Máquina Lavadora, que limpa o blank (chapa de aço) e possibilita ganhos de qualidade para o processo. Esse equipamento conta com o suporte de 11 robôs.
Os números das prensas impressionam: a força de estampagem da primeira operação é de 2.100 toneladas, enquanto que a das outras cinco é de 1.200 toneladas cada. A PXL tem 12 metros de altura, sendo que uma dessas seis prensas tem aproximadamente 450 toneladas.
A Nova Pintura da fábrica de Taubaté estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, sendo referência na indústria automobilística brasileira. As inovações tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.
O novo processo utiliza 110 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Essa nova tecnologia permite eliminar uma camada de tinta do processo (Primer). Nesse processo, os robôs fazem medição a laser, sem tocar na carroceria, para garantir a espessura da camada final aplicada. A tecnologia também oferece ganho ambiental, pois se elimina a energia necessária para uma etapa de secagem, referente ao Primer.
Uma tecnologia inédita na América do Sul é o transportador de carrocerias usado nas fases iniciais da pintura, que permite giro de 360 graus das carrocerias dentro dos banhos do processo eletrolítico (KTL). A tecnologia elimina eventuais bolhas de ar e melhora substancialmente a eficácia da proteção anti-corrosiva e a qualidade do produto. Outra inovação é a limpeza externa da carroceria antes da aplicação do esmalte realizada por robôs, que operam com escovas eletrostáticas, garantindo a isenção de partículas de sujeira externas antes da pintura final.
A Nova Pintura da fábrica da Volkswagen em Taubaté também é ecológica, trabalhando com tinta à base d’água. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, essa tecnologia de tinta à base d’água permite uso mínimo de solventes e de gás natural em sua operação.
Texto: Divulgação
Foto: Divulgação








