Acompanhe no Carros e Corridas mais uma Coluna do Borracha deste ano com o jornalista Eduardo Abbas.
Ordem equivocada de equipe e carros econômicos não faz um time campeão
Texto: Eduardo Abbas – Ver a corrida da Malásia no fim de semana, me fez lembrar o filme Meu Malvado Favorito e seus personagens amarelos, os Minions, aqueles seres que lembram pílulas de vitamina, vivem fazendo confusão e são na verdade o ponto engraçado do filme.
Foi mais ou menos isso que aconteceu na pista malaia. Uma série de trapalhadas e falta de acerto entre os times acarretou em várias situações esquisitas entre seus pilotos. A corrida não foi lá essas coisas, está se tornando normal, como nos últimos anos, as melhores equipes largarem e irem embora, deixando para os intermediários fazer algumas ultrapassagens. Quem tem piloto bom aparece, caso da Force Índia e o Hulkenberg, sempre se metendo onde outros mais fortes deveriam estar, e quem tem limitações técnicas fica mesmo a ver navios. Até agora, em relação ao ano passado quase nada mudou: Mercedes, Red Bull, Ferrari e McLaren estão dando as cartas, enquanto que a Williams aparece timidamente e a Lotus começa desesperadamente a fechar o pelotão.
Já disse que, no meu modo de ver, essa fase é quase uma seqüência da pré-temporada, as equipes ainda estão se acertando, e o campeonato vai valer mesmo a partir da Europa. Mesmo assim as Mercedes se mostram imbatíveis, pelo menos nesse momento. O Hamilton sobrou, mostrando que é candidato forte ao titulo junto com seu companheiro Rosberg, que chegou em segundo e lidera o campeonato. A Red Bull e o Vettel começaram a colocar as mangas de fora e já estão se aproximando do time alemão. O terceiro lugar na prova mostra que estão encontrando o caminho, aí meu nêgo, se cubra que vem chumbo grosso. Quem esta decepcionando, por conta de uma esperança nos treinos antes do inicio do campeonato é a Williams. Começou se mostrando um foguete e agora não rende o esperado. Chova ou faça sol, a sinfonia é a mesma, os carros que, pelos gráficos da FOM são os mais econômicos não brigam por vitória, nem mesmo incomodam os mais velozes. Economia de combustível é bom pra carro de rua, em carro de corrida tem que ter equilíbrio, gastar menos e não andar é um passo para o fracasso.
E lá vem essa ladainha de novo. Muita gente entendeu que, a “ordem” da equipe para o Massa e sua eventual desconsideração foi uma forma de se rebelar. O que se esquece, inclusive ele, é que todas as equipes são chamadas de times pela razão dos três mosqueteiros: um por todos e todos por um. Adianta não deixar o companheiro, com mais condições, atacar o adversário pelo simples fato de querer chegar à frente? Precisa a equipe expor suas mazelas pelo rádio, onde todos ouvem tudo? O campeonato tem 19 etapas, se na segunda neguinho já começa com essa palhaçada, tanto de piloto quanto de equipe, quando chegar o fim do ano não vai sobrar nada, a não ser assistir os outros vencerem. Traumas de Maranello que não serão curados em Grove, típico de gente que não aprendeu a jogar xadrez quando era pequeno e agora erra na estratégia.
Já na Indy, o que se viu foi um novo começo arrasador de Will Power, como sempre acontece nos últimos anos. A Penske, aliás, tem que se definir, não adianta deixar seus pilotos lutarem na pista e no fim do ano acaba aplaudindo o Scott Dixon. O que aconteceu no ano passado deveria servir de lição, mas não sei até onde o Roger esta a fim de fazer esse sacrifício. O Helinho chegou em terceiro depois de largar em décimo e o Tony, de equipe nova, largou em segundo e chegou em sexto. O grande senão é a transmissão da corrida para o Brasil, a emissora oficial não vai deixar de priorizar o futebol, e como teve que engolir esse ano a categoria, colocou no seu canal a cabo que pouca gente tem. Uma pena, porque ao contrário da Fórmula 1, é a categoria mais disputada e emocionante que existe.
Vou ficando por aqui, no fim de semana tem mais F1 no Bahrain, quem sabe os ânimos se acalmem, as pessoas conversem e a categoria tenha um pouco mais de competição, porque até agora, nada.
A gente se encontra na semana que vêm!
Beijos & queijos
Eduardo Abbas, um dos mais respeitados profissionais de imprensa, especializado em automobilismo e industria automobilística. Dentre suas realizações destacam-se a criação e direção do programa Linha de Chegada, a direção do programa Grid Motor, a produção da Stock Car e toda parte de motorsport do canal Sportv. Abbas foi também produtor da Fórmula Um na Rede Globo desde 1990 e é atual membro da ABIAUTO (associação brasileira da imprensa automotiva). Também atua como consultor na área de comunicação e automobilismo.
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Fotos: Williams Martini Racing e Indy/Divulgação.
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