“Agora a coisa é séria!” afirmou o piloto Antonio Furlan (Consigás / Betaluga / Regional FM 87,5), que embarca neste sábado (19) para uma viagem de 21 dias que fará à Itália para treinos e corridas da primeira etapa da F-Abarth Italiana.
Os primeiros dois dias de treinos serão realizados em Vallelunga, cidade situada na região metropolitana de Roma, nos dias 22 e 23 deste mês. Na semana seguinte o piloto segue para o norte, rumo à cidade de Imola, situada na província de Bolonha, para mais dois dias de treinos (29 e 30). Lá, Furlan terá o primeiro contato com um circuito europeu pertencente ao calendário atual da Fórmula 1, onde é disputado o GP de San Marino.
O fim da jornada será exatamente a abertura da série italiana da F-Abarth, que acontecerá no circuito de Mugello, entre os dias 7 e 10 de junho. O circuito é localizado próximo à cidade de Florença, é de propriedade da Ferrari, recebeu testes da Fórmula 1 recentemente e foi palco dos primeiros treinos de Furlan com o carro da F-Abarth no final do mês passado.
“É uma nova fase em minha carreira. Sabemos que será uma adaptação difícil pois eu não andei de fórmula no Brasil, então precisarei me dedicar muito mais para tirar a diferença para os demais competidores, que são bem mais experientes.” disse o piloto.
Furlan vai disputar o campeonato pela Cram Competition, equipe italiana que há muitos anos ocupa posição de destaque nas categorias de acesso europeias, tendo em sua lista de pilotos nomes como Jaime Alguersuari, Pastor Maldonado, Jerome D’ambrosio e os brasileiros Jaime Melo, Enrique Bernoldi, Tony Kanaan e Felipe Massa, que foi campeão italiano e europeu de Fórmula Renault 2.0 pela equipe, e pouco depois partiu para a Fórmula 1.
Neste início de carreira europeia, Furlan será assessorado pela Novac Sports, empresa brasileira de marketing esportivo que dará apoio logístico ao piloto. Binho Carcasci, um dos representantes da empresa, falou sobre as expectativas para a primeira temporada do piloto na F-Abarth: “É um ano de aprendizado, não temos nenhuma expectativa em relação aos resultados. O que queremos ver é uma evolução constante, do começo ao final da temporada.”
Após as sessões de testes e a primeira etapa da F-Abarth Italiana, Furlan volta ao Brasil para retomar a preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será realizado em Cascavel (PR), no mês de julho.
Foto: Ricardo Fávaro