Após um dia inteiro de corrida, Augusto Farfus fez um balanço muito positivo de sua quinta participação nas 24 Horas de Daytona – uma das mais tradicionais provas de longa duração, que abriu oficialmente a temporada para o brasileiro. O fim de semana foi muito importante para a BMW Motorsport, que estreou com a nova BMW M6 GTLM em competições oficiais, e também iniciou a comemoração de seus 100 anos de história, inclusive utilizando layouts especiais em seus carros. O saldo final foi o quinto lugar na categoria GTLM para o carro número 25 do Team RLL Racing, comandado por Farfus, Bill Auberlen, Dirk Werner e Bruno Spengler, ao fim de 721 voltas.
Válida pela primeira etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, as atividades no Daytona International Speedway começaram na quinta-feira, com treinos e a classificação, marcada por uma forte chuva. A BMW número 25 garantiu o sexto lugar no grid de largada da categoria com Dirk Werner, que também foi o responsável pela largada, no início da tarde na Flórida. Farfus assumiu o carro pela primeira vez no começo da noite e teve um importante papel ao conseguir retornar para a mesma volta dos líderes – quando entrou, eles estavam uma volta atrás – e alcançar a liderança entre os GTLM. O brasileiro também foi o responsável pelo stint final da prova, cruzando a linha de chegada no top-5 da categoria e 11º no geral.
Completado o primeiro desafio oficial da nova BMW M6, Farfus ressaltou o fato de terem terminado as 24 horas de prova sem problemas significativos, o que foi importante também para identificarem alguns pontos a serem melhorados, o que é comum no início de trabalho com um novo modelo.
“Esse foi um grande fim de semana do começo ao fim. Foi a primeira corrida que participamos com a BMW M6 e o carro se comportou muito bem. Nós terminamos uma corrida muito dura em quinto lugar, o que é ótimo para um carro completamente novo. Além disso, o fato de não termos nenhum grande problema foi importante para identificarmos os pontos a serem melhorados. A corrida inteira foi bem movimentada, tive stints intensos, como o meu primeiro, quando recuperei uma volta e assumi a liderança, e também o stint final. Fiquei muito orgulhoso em fazer parte da equipe que correu com a BMW M6 pela primeira vez, e foi especial ser o primeiro piloto a ter cruzado a linha de chegada com o novo carro, todos fizeram um grande trabalho. Parabéns também ao Pipo Derani pela vitória.”
Dos 54 carros do grid, sete contaram com pilotos brasileiros, que tiveram grande destaque em suas categorias. Pipo Derani foi o vencedor na classe Protótipos, ao lado de Ed Brown, Johannes van Overbeek e Scott Sharp no carro número dois , seguido pelo quarteto de Rubens Barrichello no carro número 10. Na mesma categoria, Christian Fittipaldi terminou em quarto, enquanto os carros de Oswaldo Negri Jr e Tony Kanaan não completaram a prova. Na GTLM, além de Farfus em quinto, Daniel Serra ficou com a quarta posição.
Texto: Mariana Viegas/Divulgação.
Fotos: Divulgação .
2007-2016 – carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização