Por Carlos Lua direto de Passo Fundo – A quarta Etapa do Campeonato Brasileiro de Rally foi um sucesso para o Celta Rally 1.4. A dupla Bernardo Koller/Sidinei Broering (RS/SC), no carro 29, venceu todas as especiais e conquistou o título do primeiro Rally Nacional Passo Fundo 2011. Seus companheiros de equipe, a dupla Fabiano Altomar/KZ Morales (MG/DF), no carro #30, foi fiel escudeira e terminou a prova em segundo lugar.
Primeiro e segundo também no Campeonato.
Com esse resultado os dois Celta Rally 1,.4 seguem agora em primeiro e segundo lugar também no Campeonato Brasileiro com Altomar/Morales em primeiro com 27 pontos e Koller/Broering em segundo com 25 pontos. É a terceira vitória consecutiva do Celta Rally 1.4 de Koller/Broering que na prova de Itajaí valeu apenas metade dos pontos por causa do encerramento prematuro da prova.
Felicidade! Passei no vestibular – O nome das especiais – UPF, Jornada da Literatura e Vestibular – refletiram bem o espírito deste rally apoiado de forma inédita e perfeita pela Universidade de Passo Fundo. Toda uma escola com seus diversos cursos, alunos e professores empenhados em receber bem e dar informações pertinentes aos concorrentes, curiosos e a todos os amantes do rally através de um website (www.rallyepassofundo.com.br) muito bem feito e com soluções que merecem ser repetidas por outros organizadores.
Um rally típico do Rio Grande do Sul – Organização perfeita, planejamento detalhado e muito entusiasmo são marcas registradas das provas gaúchas. Muita gente nas especiais, horários cumpridos como tabela de trens ingleses e uma certeza de que o rally é mais do que um esporte, é uma paixão estadual que acaba contagiando a todos. Tanto é que 26 carros estavam inscritos na prova demonstrando que quando tratado com respeito, como está sendo, o rally reage e responde de forma positiva.
Palavra da Equipe Offlimits – “Viemos para a prova de Passo Fundo com uma missão e graças ao trabalho de todos da Equipe temos mais uma vitória para colocar na coluna do crédito do Celta Rally 1.4, que ficou atrás apenas de dois carros com motor turbo 2.o e tração 4×4” , disse Luis Haas, o Chefe da Equipe. “O Bernardo e o Sidinei foram mais uma vez perfeitos e o Fabiano junto com o KZ mostraram a rápida evolução que tiveram e continuam na liderança, temos duas equipes de ponta.” Concluiu. Enquanto isso Bernardo Koller , para encanto dos alunos dos Cursos de Jornalismo da UPF, explicava como é fazer uma média de 127,28 km/h em um trecho de terra de 10,3 km. “O desenho dessa prova foi sensacional, uma primeira especial cheia de saltos atravessando a linha do trem, uma segunda especial muito veloz com, a rigor, apenas uma curva, e uma terceira especial com trechos travados, subidas, descidas, piso de cascalho solto, trilhas por entre as plantações de soja, completa como deve ser um vestibular, daí o seu nome. Nessa a velocidade média foi um pouquinho mais baixa, apenas 107,2 km/h. A sensação é demais!” Ao seu lado, feliz, Sidinei Broering dizia que “agora já é hora de pensar no próximo rally de velocidade em 18 de setembro. Mas antes o Bernardo e eu vamos correr o Rally dos Sertões com um protótipo OffRunner desenvolvido pela Offlimits.”
Texto – Carlos Lua