O carioca Cacá Bueno está próximo de ratificar a condição de principal nome de sua geração e um dos maiores de todos os tempos em séries de turismo do automobilismo brasileiro. Neste domingo, no circuito gaúcho do Velopark, Cacá precisará apenas terminar à frente de André Bragantini na abertura da última rodada dupla da temporada para conquistar por antecipação o tri da Copa Fiat. Caso venha a confirmar o favoritismo reconhecido até pelo único adversário ainda com chances de evitar o desfecho prematuro do campeonato, Cacá alcançará o 9º título de sua carreira.
Cacá foi quatro vezes campeão da Stock Car, uma de sua divisão de acesso, a Stock Car B, duas do Trofeo Linea (a denominação da Copa Fiat nas duas primeiras temporadas) e uma do Campeonato Sul-Americano de Superturismo. Apesar da conspiração favorável dos números, Cacá faz questão de conservar a postura cautelosa que sempre o caracterizou. “Com 35 pontos em disputa e minha diferença para o Andrezinho sendo de apenas quatros, nada está assegurado. Não vai ser fácil conseguir esse tricampeonato e acredito que nós dois estaremos nos pódios da duas etapas do Velopark”, prevê Cacá, pronto para aguardar pela definição até a última volta da segunda bateria. A vantagem do líder, no entanto, sobe para 14 se considerados os dois descartes obrigatórios de cada piloto.
Cacá venceu 50% das 10 provas já realizadas em 2012 e largou três vezes na pole da primeira corrida – o grid da segunda é formado de acordo com a ordem inversa da chegada anterior. Bragantini ganhou três e Christian Fittipaldi, já sem chances matemáticas desde a passagem por Brasília no início de outubro, levou as outras duas. “A luta pelo título está bem mais acirrada neste ano. Tenho mais pontos do que nos dois últimos e ainda faltam duas corridas”, observou Cacá, que em 2011 chegou ao Velopark para a última rodada com a fatura liquidada. Mesmo prometendo resistir até o final, Bragantini já tem garantido pelo menos o vice-campeonato – repetindo a campanha de 2010 -, já que não pode mais ser alcançado por Christian Fittipaldi.
Os torcedores gaúchos terão um fim de semana cheio no Velopark a partir do sábado, quando a pista será aberta para os treinos livres e classificatórios. Completam a programação a decisão da R1 GP 1000, série motociclística promovida pela Yamaha, o show de freestyle da equipe de Jorge Negretti e o sorteio de um Uno Vivace 0K entre os torcedores.
A classificação da Copa Fiat está assim:
1, Cacá Bueno, 128 pontos;
2, André Bragantini, 124
3, Christian Fittipaldi, 76
4, Giuliano Losacco, 66
5, Cesinha Bonilha, 45
6, Popó Bueno, 38
7, Ulisses Silva, 37
8, Wellington Justino, 34
9, Clemente Faria e Leonardo Nienkötter, 28
11, Luir Miranda, 20
12, Thiago Camilo, 18.
Texto: Divulgação.
Foto: Duda Bairros/MF2/Divulgação.




