A temporada 2018 vai ser inesquecível para o paulista Caio Collet, de apenas 16 anos. Em sua primeira temporada nos monopostos, o piloto acumulou conquistas importantes que o levaram a concorrer, mais uma vez, ao prêmio Capacete de Ouro, concedido anualmente pela revista Racing aos melhores da temporada no automobilismo nacional e internacional, da Fórmula Um ao Kart.
A premiação acontece no dia 7 de novembro, no São Paulo Expo, dentro da edição de 2018 do Salão do Automóvel. Collet já conquistou o prêmio duas vezes, quando foi escolhido pelos jornalistas do segmento o melhor piloto de kart do Brasil em 2014 e 2015.
Em 2018, Collet foi campeão antecipado da FIA Fórmula Quatro Francesa, com 86 pontos de vantagem para o segundo colocado, somando sete poles, sete vitórias e mais três pódios em sete rodadas triplas. Em uma temporada que foi considerada a mais forte da categoria, Caio disputou 21 provas, 14 com o grid definido com tomada de tempos e sete com o grid invertido para os 10 primeiros. Portanto, considerando as corridas em que pode brigar pela pole, o piloto teve 50% de aproveitamento em número de poles e vitórias.
No início do ano, o piloto também fez algumas provas do FIA Fórmula Quatro dos Emirados Árabes, onde também venceu uma prova e foi ao pódio em outras cinco corridas.
Além disso, Collet também se tornou o primeiro brasileiro a vencer o “Volante Winfield”, uma difícil seletiva, que já revelou grandes campeões e lendas do automobilismo mundial, entre eles o tetracampeão de Fórmula Um Alain Prost e o campeão da Fórmula Um de 1996, Damon Hill.
Com sua carreira gerenciada pelo empresário Nicolas Todt, da All Road Management, Collet é apontado como um dos grandes talentos da nova geração de pilotos do Brasil.
Texto: FGCom/Divulgação
Foto: KSP Reportagens/Divulgação