Historicamente uma das potências da Fórmula Truck, os caminhões Ford vão consolidando sua competitividade após uma temporada de reformulação nos boxes da equipe 72 Sports. Vindo de um pódio na etapa de Guaporé, o time viu seus dois pilotos figurarem entre os oito mais rápidos dos treinos desta manhã em Curitiba, no Paraná, e espera por um duplo Top-10 na penúltima corrida do ano – que será disputada às 13h deste domingo na capital paranaense.
Dono do quarto melhor tempo pela manhã, Djalma Fogaça terá uma prova de recuperação pela frente. O piloto do caminhão 72 excedeu os 160 km/h permitidos no trecho de radar durante sua volta na sessão classificatória e, por isso, foi punido e terá de largar dos boxes neste domingo.
“Foi um erro totalmente meu. Peço desculpas à equipe e aos patrocinadores, porque tínhamos condição de brigar, pelo menos, por um lugar na segunda fila. Quem sabe até por uma pole position. Cometi o mesmo erro de manhã, quando fiz o quarto tempo, mas perdi a volta por queimar o radar. E errei de novo na tomada”, contou o piloto, que passou no radar a 162 km/h. “Agora toda a nossa estratégia para a corrida muda. Vamos largar dos boxes e correr mais riscos durante a prova. Por outro lado, sei que o caminhão é bem rápido e a regularidade é nosso grande trunfo para o domingo. Se tudo correr sem incidentes, temos chances reais de terminar entre os 10 primeiros”, completou Fogaça.
Com o caminhão 71, Raijan Mascarello larga na sétima fila neste domingo, também com a sensação de que poderia estar mais à frente na classificação. “Honestamente, ainda não me adaptei ao sistema de uma única volta rápida no treino de classificação”, disse o piloto, que faz apenas sua sexta corrida na Fórmula Truck. “Fiquei a meio segundo de um lugar no Top Qualifying e tenho certeza de que poderia ter entrado nesse grupo se tivesse feito uma volta a mais. Mas são as regras do jogo. Vamos para a corrida com o objetivo de ter um caminhão constante do início ao fim para chegar entre os 10”, completou.
A pole position para a penúltima etapa do ano na Fórmula Truck ficou com o paulista Felipe Giaffone, que divide a primeira fila com o atual campeão brasileiro da categoria, Leandro Totti. Confira como terminou o treino classificatório:
Top Qualifying
1) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min39s922
2) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min40s108
3) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min40s174
4) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min40s276
5) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min40s395
6) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min41s257
7) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 1min41s301
8) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, sem tempo
Treino classificatório
9) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min41s945
10) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min41s983
11) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min42s227
12) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min42s260
13) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min42s263
14) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min42s287
15) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min42s350
16) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 1min42s440
17) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min42s780
18) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 1min43s726
19) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min44s441
20) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 1min47s832
21) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 28min19s316
22) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, desclassificado/radar
23) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, desclassificado/radar
24) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, desclassificado/radar
25) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, desclassificado/radar
Fotos: Rodrigo Ruiz




