Da teoria à prática, Christian Fittipaldi disse neste sábado que a decisão dos organizadores da Copa Fiat de reintegrar Goiânia ao calendário automobilístico brasileiro foi a mais acertada. Ele fez parte da comitiva que vistoriou o autódromo no mês passado e, depois de participar dos ensaios livres deste fim de semana, percebeu que sua expectativa sombria estava equivocada. “A pista está bem melhor que eu esperava. Sinceramente, fiquei na dúvida se seria uma boa ideia correr aqui, por causa das irregularidades de alguns pontos do traçado, mas mudei completamente de opinião”, analisou.
Aos 40 anos de idade e passagens pelas mais importantes categorias mundiais, como Fórmula 1, Fórmula Indy e Nascar, Christian não tem dúvidas de que o traçado da capital goiana – embora claramente necessite de intervenções – oferece condições superiores até às de alguns de séries badaladas. “Goiânia é tem muito menos ondulações que Cleveland, onde o carro pula o tempo todo. As pistas de rua da Indy, de forma geral, não são melhores que a de Goiânia. Todo mundo corre lá e ninguém reclama”, lembra o piloto mais experiente da Copa Clio.
Apesar da manifestação favorável, Christian afirmou que uma camada nova de asfalto por toda a extensão do circuito resolveria de vez o problema. “Em termos de instalações, Goiânia está no mesmo nível da maioria dos autódromos brasileiros”, assegurou. “Mas, da forma em que se encontra hoje, pode tranquilamente receber não apenas os carros da Copa Fiat quanto de outras categorias. Se eu tivesse de voltar aqui ainda neste ano ou no próximo, viria sem problema algum”, completou.
Titonio Massa, executivo da RM Racing Events, empresa promotora do Racing Festival e que também acompanhou Christian na verificação técnica de junho, lembrou que a vinda da Copa Fiat a Goiânia foi importante como forma de apoiar o esforço do Governo do Estado em garantir a utilização do autódromo em provas nacionais como também pelo lado social que caracteriza o evento desde sua criação em 2010. “Acreditamos na arrecadação de 14 toneladas de gêneros alimentícios que serão trocados por ingressos e serão destinados às entidades assistidas pelo governo estadual. Sabemos das carências do autódromo, mas todos os autódromos brasileiros precisam de melhorias. E na questão da segurança o de Goiânia é imbatível. Nenhum outro tem áreas de escape tão amplas quanto este”, elogiou.
Foto: Duda Bairros/MF2




