O paulista Christian Fittipaldi faz sua estreia no Superstars Series Internacional e retorna ao circuito de Ímola após 18 anos. A Última corrida do piloto na pista italiana aconteceu em primeiro de maio de 1994 na Fórmula Um, dia da morte de Ayrton Senna.
Christian Fittipaldi se prepara para um novo desafio após ter sido convidado para disputar três etapas da competição pela equipe Swiss Team, a bordo de uma Maserati Quattroporte de 470 cavalos. Sua primeira participação acontece neste final de semana, no circuito de Ímola, na Itália, quando será realizada a segunda etapa da temporada.
“Vamos fazer um teste em Varano na quinta-feira e será o meu primeiro contato com a equipe e o carro. Mas não acredito que terei muitas dificuldades para me adaptar. Claro, que por ser a minha primeira corrida, fica sempre um ponto de interrogação, mas a expectativa é a melhor possível e espero ser competitivo”, comentou o brasileiro.
A prova marca o retorno de Fittipaldi a Ímola, 18 anos depois sua última corrida no circuito Enzo e Dino Ferrari. “Foi justamente no dia 1º de maio de 1994, dia da morte do Ayrton (Senna). Eu corria pela Arrows na Fórmula Um. No ano seguinte, fui para a Indy e nunca mais voltei a competir em Ímola. Nunca andei no traçado com as mudanças que foram feitas, após o acidente com o Senna”, lembrou.
Fittipaldi vai “dividir” o carro com outro ex-piloto de F-1, o finlandês Mika Salo. “Vamos nos revezar na equipe. Ele fez a primeira etapa e estarei em algumas provas”, declarou o brasileiro, que vai correr também as etapas de Algarve, em Portugal (16 de setembro) e Vallelunga, na Itália (7 de outubro).
Na 1ª etapa da temporada, no início do mês, em Monza (Ita), Salo foi o sexto na primeira prova e terminou em 16º na seguinte. Os vencedores foram os italianos Max Pigoli (Jaguar) e Vitantonio Liuzzi (Mercedes). A abertura da temporada teve grande público no autódromo (mais de 30 mil pessoas) e mais de 20 carros no grid.
Em Ímola, o treino classificatório acontecerá às 10h10 (de Brasília) do sábado (21). No domingo (22), as provas terão suas largadas às 6h15 e 11h15 (também pelo horário brasileiro). As corridas têm a duração de 25 minutos, mais uma volta.
Foto: José Mário Dias