Vitorioso no Kart, o cearense Vinícius Nogueira, após passagem pela Fórmula Delta, está na Europa, ao lado do Manager Zenaldo Queiróz há 10 dias e vai seguir no Velho Continente por mais uma semana com vistas a co0nhecer possíveis caminhos que seguirá em sua carreira no ano de 2023.
Com exclusividade, o site Carros e Corridas conversou com Vinícius e Zenaldo. Os dois têm cumprido uma extensa agenda entre reuniões, visitas à equipes de Fórmula e Protótipo.
“Recebi um convite do Andrey Valério que é o proprietário da LLCA Internazionale Racing para conhecer sua equipe e participar de um workshop sobre automobilismo. Conheci-o em São Paulo e, por força do nosso trabalho acabamos mais próximos e surgiu essa oportunidade e não desperdicei. Passamos um dia na sede da Cram Motorsport, por onde passaram pilotos como Tony Kanaan, Felipe Massa e Pastor Maldonado. Depois fomos à sede da equipe Wolf, de protótipo, que faz carros para uma categoria com carros mais rápidos que os Fórmula 4. Entre uma visita e outra tivemos um tempinho para acompanhar a participação do piloto Arthur Nigro no Mundial de Kart. Vamos seguir nossa programação e depois de acompanharmos a final da Fórmula 4 Italiana em Mugello, vamos conhecer a fábrica dos motores da Fórmula 4″, revelou Zenaldo.
Zenaldo, que cuida da carreira de Vinícius desde o Kart, avalia como importante para o jovem piloto conhecer o automobilismo “por dentro”, e isso só é possível dedicando tempo para as visitas como a que estão realizando.
“Se para mim essa viagem tem sido importante, para o Vinícius é mais ainda. Sabemos que o sonho de qualquer piloto é seguir carreira internacional, mas não é só comprar uma passagem e sair por aí aventurando, é preciso saber onde está pisando e hoje tenho certeza de que qualquer escolha que ele faça esta será criteriosa. Estou feliz por está aqui. Feliz pelo reconhecimento do meu trabalho e pela oportunidade de mostrá-lo fora do Brasil. Tudo tem sido muito proveitoso, conhecer a história de uma equipe (Cram Motorsport) que hoje é tocada pelo filho de seu fundador e conhecê-lo de perto é muito bacana. Você percebe o amor que uma família inteira tem pelas corridas de carro”, completou.
Com 28 anos de carreira no automobilismo, Andrey Valério tem ciceroneado Zenaldo e Vinícius durante a estada na Itália. Andrey e Zenaldo deram início a uma parceria com o objetivo de atuar na carreira de jovens pilotos que almejam fazer carreira internacional.
“Acredito que podemos ser uma ponte para os futuros pilotos. O que a gente está fazendo aqui na Itália é algo essencial para quem espera ter apoio na hora de dar um grande salto como esse, que é correr fora do Brasil. Acompanhamos o piloto desde o Kart , fazendo o crescimento dele até ele conseguir seguir na carreira. Nós temos duas empresas aqui na Itália, uma é nossa equipe de competição, a LLCA Internazionale Racing, com toda estrutura de carros, oficina, engenheiros e mecânicos para oferecer ao piloto o que há de melhor em termos de competição e também a AV Motorsports Manager, esta empresa cuida basicamente da carreira do piloto”, disse Andrey.
“Assim o Zenaldo vai captar os pilotos e vai dar todo o primeiro passo para ele aí no Brasil. Ele vai andar de Kart, vai ter a supervisão do Zenaldo também se quiser andar em outra categoria de Fórmula e a gente abre as portas para o mundo. Então o piloto acaba vindo para a Europa e a gente também vai ter aqui através da NC Nacionale Racing ele pode andar de kart e de categorias Fórmula. Estamos trabalhando para ter um Fórmula 4, um TCR e além de tudo a gente coloca ele nesse caminho certo com treinamento de toda a parte técnica de como faz o Set-Up do carro, como ele olha a telemetria. Coloca ele para fazer academia aqui na Europa, coloca ele para estudar aqui na Europa, cuida de toda a vida dele morando aqui na Europa no alojamento de equipe e ele segue aí para fazer a carreira na Europa. Esse é o trabalho que estamos fazendo, um trabalho inovador, inclusive para o automobilismo brasileiro, porém, a gente tem visto nas visitas à essas equipes aqui na Itália que eles já adotam essa metodologia que a gente já pensava no Brasil, o que mostra que estamos segundo rumo a um caminho certo”, finalizou .
Fotos: Arquivo Pessoal.
Texto: Robério Lessa.
Copyright© 2007-2022 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização