Desde a aprovação da 19ª emenda (em 1919) que alterou a Constituição dos Estados Unidos que há época proibia negar o direito de voto aos cidadãos dos Estados Unidos com base no sexo, que a luta das mulheres por seus direitos e pela igualdade de gênero ganha mais corpo.
Com o passar dos anos as mulheres decidiram não mais calar diante das imposições de uma sociedade machista e foram à luta por seus direitos para reescrever a história.
No Brasil, o marco dessa luta está associado ao o movimento sufragista que em 1927 teve a primeira vitória com o alistamento eleitoral feminino no Rio Grande do Norte.
Indo para o campo do automobilismo onde os carros e as corridas sempre ratificaram a virilidade e deixaram pouquíssimos espaços para as mulheres, pioneiras como um grupo de oito mulheres que, no ano de 1897, em Paris, realizaram uma corrida só delas em triciclos motorizados. A prova ficou conhecida como a “Corrida das Cadeiras Motorizadas“.
Desde o pioneirismo de Maria Teresa de Filippis (foto), a primeira mulher a pilotar um carro de Fórmula 1, até os tempos atuais encontrar uma representante feminina competindo entre os homens causa estranheza para alguns, mas esse número de mulheres nas pistas vem aumentando a ponto de surgirem categorias exclusivas e evento com a poio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para apoiar a carreira de uma piloto escolhida em seletiva com representantes de todo o mundo.
No Ceará, terra de Bárbara de Alencar, Jovita Feitosa, Raquel de Queiroz e Maria da Penha, um grupo de 30 mulheres apaixonadas por carros e corridas decidiram levar à frente um iniciativa da empresária Bárbara França de fazer um campeonato exclusivo para elas.
Nascia então o grupo Racing Girls 85.
Bárbara já conhecia o universo das competições automotivas quando acompanhava os eventos (Arrancada, Racha Noturno, Rachão, Campeonato de Som, dentre outros) organizados pelo parceiro e namorado Fred Correia. A cada prova, se envolvia com os eventos e aumentava sua paixão pelas corridas, mas apenas olhar e ajudar o namorado não mais satisfazia a empresária, foi quando surgiu a ideia, a qual ganhou imediato e irrestrito apoio de Fred.
“Não tinha como não apoiar uma iniciativa dessas. Acho que é um caminho sem volta e temos sim de dar total apoio às meninas, pois não vivemos sozinhos e a sociedade já perdeu tempo demais com discussões sobre gênero. Lugar de mulher é onde ela quiser estar”, disse Fred.
“Eu sempre gostei de corridas, de carro, de máquinas, de uma maneira geral e acabamos pensando nesse campeonato. Nós mulheres temos de mostrar que temos de conquistar mais espaços e buscar quebrar essa ideia de coisa de homem, coisa de mulher. O que impede uma garota de tentar seguir os passos no automobilismo? O fato de ser mulher é um impeditivo? Chega disso tudo. Estou feliz com o rumo que tudo isso tomou e o apoio que, rapidamente, conquistamos de muitas mulheres. O campeonato é só uma mostra que nós podemos estar em qualquer lugar”, afirmou Débora.
Antes de iniciar a disputa no Kart Clube Grand, do Gran Shopping Messejana, que será realizada no dia 22 de novembro, o grupo das Racing Girls esteve no Autódromo Internacional Virgílio Távora, localizado na cidade do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza para conhecerem de perto os carros do Campeonato Cearense de Marcas.
A iniciativa, um convite do presidente da Federação Cearense de Automobilismo (FCA), Lutianne Dantas Soares e do piloto Edson Pinheiro Jr., levou algumas das integrantes do grupo para uma volta rápida a bordo dos carros de Marcas.
“Foi um momento para dar um gostinho às meninas que vão disputar a Copa Racing Girls. Algumas delas sempre quiseram vir ao Autódromo e hoje foi um dia para realizar esse sonho, mas nosso sonho maior só será realizado quando largarmos para a primeira etapa da copa no dia 22 de novembro” destacou Bárbara.
O Kartódromo Indoor Kart Clube Grand é o mais novo espaço de kart indoor de Fortaleza. Em uma área de cinco mil metros quadrados, no Grand Shopping Messejana, foi traçada uma pista com 550 metros e oito curvas. O Grand Shopping Messejana é localizado na Avenida Frei Cirilo, 3840 – Messejana.
Texto e Fotos: Robério Lessa
Copyright© 2007-2020 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização