Está chegando ao fim a 11ª temporada de um dos campeonatos estaduais mais importantes e competitivos do País, a Copa São Paulo Light de Kart. A competição, que tradicionalmente recebe pilotos de todas as regiões do Brasil, tem, neste sábado (02), a sua nona e penúltima etapa. As disputas acontecem no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na região metropolitana paulista.
Baseado na premiada fórmula de motores sorteados e baixo custo de participação, o Light tem conseguido grids bastante expressivos no decorrer do ano e, mesmo com a falta de interesse normal dos competidores que já não disputam o título, os grids tem se mantido com bom número de pilotos e, acima de tudo, com nível técnico muito elevado.
O traçado oficial para a etapa deste sábado (02) somente vai ser conhecido na quinta (31), quando, então, competidores e suas equipes podem acertar os equipamentos e seguirem para os ajustes finos para as tomadas de tempos e corridas, que vão ser disputadas em sistema de rodada dupla, apenas no sábado. Vão ser, ao todo, quatro sessões de ensaios livres para cada categoria.
Com exceção das categorias Júnior e Graduado, que competem com motores próprios preparados, as demais categorias devem receber ainda na tarde de sexta (01) o motor com que vãi disputar as provas. Sendo assim, cada competidor pode, já no último treino, se adaptar e ajustar a carburação do propulsor com que vai competir.
No sábado, a programação oficial vai ser separada entre as classes da manhã (Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e Sprinter) e da tarde (Sênior, Super Sênior, Super Cadete e Graduado). Pela manhã, as tomadas começam as oito horas e as corridas às nove horas. Já as classes da tarde tem o início das classificações às 13 horas e as corridas às 13h50min.
Campeonato
Depois de oito rodadas duplas e 16 corridas disputadas, ainda não existe campeão em nenhuma das categorias do Light. Em algumas delas, os líderes já se distanciaram um pouco, mas, em outras delas, existe até mesmo empate.
Atualmente lideram o Light: Mirim – Rafael Câmara e Pedro Braga, 85 pontos; Cadete – Felipe Baptista, 85 pontos; Júnior Menor – Marcel Coletta, 70 pontos; Júnior – Pedro Cardoso, 79 pontos; Sprinter – Evandro Bambirra, 56 pontos; Graduado – Matheus Leist, 56 pontos; Super Cadete – Diego Ramos, 79 pontos; Sênior “B” – Vinícius Escarlate – 74 pontos; Sênior – Alain Sisdelli, 77 pontos; Super Master – André Matinha, 77 pontos e Super Sênior – Marcos Pelli, 58 pontos.
Os treinos da tarde de sexta bem como todas as atividades do sábado vão contar com sistema de live-timing da cronometragem através do site www.racingcrono.com.br
Texto: Quick/Divulgação
Foto: Flávio Quick/Quick/Divulgação