A Scuderia Iveco completará dois anos de participação no Campeonato Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck neste domingo, 16, na prova de Caruaru, (PE), que será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A Iveco também vai aproveitar a terceira etapa do campeonato deste ano para apresentar novidades no motor, no sistema de freios e novos defletores de seus caminhões de corrida. O piloto do Iveco Stralis 88, Beto Monteiro, será o único pernambucano e representante do Nordeste a largar na prova, marcada para as 14h.
Nesta etapa de Caruaru, a Scuderia Iveco experimentará diversas modificações realizadas no motor Iveco-FPT Cursor 13. “Fizemos alterações que aumentaram a potência, principalmente nas retomadas e na velocidade final dos Stralis”, revela Marcelo Sakurai, engenheiro de produto da equipe. Outra alteração é no sistema de refrigeração do motor, especialmente preparado para a prova. “Tradicionalmente faz muito calor em Caruaru”, explica o engenheiro. Os caminhões Stralis também estreiam em Pernambuco um novo sistema de freios, com diferentes tipos de regulagens.
“Com essas novidades, aliadas à evolução constante que nossos caminhões vem registrando ao longo desses dois anos, estamos confiantes para a etapa de Caruaru. Queremos brigar pelo pódio”, afirma Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco Latin America. “Além disso, o Beto conhece o autódromo como ninguém”.
Correndo em casa, Beto Monteiro conta com a torcida de seu estado natal. “Pilotar em Caruaru é sempre um diferencial, pois ganho um reforço e tanto com o apoio da torcida da minha terra. Muitas pessoas se sentem pressionadas quando atuam em casa. Eu, pelo contrário, sinto-me estimulado. Eu quero vencer no domingo”, diz Monteiro, que correrá pela oitava vez em Caruaru pela categoria.
O piloto pernambucano diz que o autódromo Ayrton Senna “é a pista mais técnica do campeonato, exige maior trabalho do piloto e de desenvolvimento do caminhão. Ela possui uma grande variedade de curvas, que por outro lado, são mais “travadas”.
Cristiano da Matta, que estreiou nesta temporada pela Scuderia Iveco vai correr em sua primeira oportunidade na pista de Caruaru. “Acho ótimo correr em pista nova, pois aumenta o desafio. Quero chegar o mais perto possível do pódio”, diz. Ex-piloto da Fórmula 1 e campeão da CART (Fórmula Indy), da Matta costuma treinar fisicamente pedalando pelas ruas de Belo Horizonte (MG). “Ando de bicicleta quase todos os dias é o meu jeito de treinar fisicamente”. Da Matta está gostando da experiência de dirigir um caminhão de corrida. “Tudo é novo para mim nesta competição de alto nível. Estamos chegando cada vez mais perto da vitória”.
Foto: Orlei Silva/Divulgação.