Campeão por antecipação da primeira temporada do Audi DTCC, o paulista Elias Azevedo (Grant Thornton) encerrou o campeonato com mais uma boa apresentação neste domingo no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. Quinto colocado no grid, ele ocupou a vice-liderança durante a maior parte da prova e foi o quarto piloto a receber a bandeirada final. O resultado, segundo ele, foi a melhor maneira de comemorar o título que realizou um dos grandes sonhos de sua vida: tornar-se campeão brasileiro de automobilismo.
“Para a etapa de hoje (domingo) levei 75kg de lastro, o que tornou bem mais difícil a disputa pela vitória. Por isso procurei buscar a melhor colocação possível e não dificultei nenhuma ultrapassagem. Este foi um fim de semana inesquecível, e terminar o domingo de forma competitiva mesmo com o carro mais pesado completou a conquista do título”, declarou o piloto. Vice-campeão da Porsche Cup Light em 2009 e pai do campeão sul-americano de F-3 Light em 2002, Duda Azevedo, Elias tornou-se o primeiro campeão do Audi DTCC e o primeiro campeão de um torneio monomarca promovido pela Audi em todo o mundo.
Com 173 pontos conquistados depois de disputadas as doze corridas da temporada de estreia da competição, Azevedo abriu 29 pontos para a dupla segunda colocada na tabela – formada pelos pilotos da extinta Copa Clio Willians Farias e Idenis Souza (144). Aos 52 anos de idade, ele deu uma lição de vida ao conquistar um título de campeão brasileiro de automobilismo, feito com o qual sonha desde a infância.
Foto: Eduardo Rimoli