As quinze marcas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores fecharam o mês de outubro com vendas, no atacado, 26,29% inferior ao menos de setembro. Foram contabilizadas 2.616 unidades contra 3.549 veículos. Os dados de emplacamento, no entanto, indicam queda de apenas 8,51%. Em outubro, os importadores oficiais emplacaram 3.236 unidades contra 3.537 veículos em setembro último.
Os dados de emplacamento, no acumulado, as associadas à Abeiva somam 26.202 unidades, 233,02% mais em relação a igual período de 2007, quando chegou-se à totalização de 7.868 veículos. Segundo o presidente da Abeiva, Jörg Henning Dornbusch, “havia expectativa de queda de vendas ainda mais significativa, por conta da redução do fluxo de movimentação nas concessionárias. Mas, como as matrizes, importadoras e concessionárias estabeleceram um acordo de não elevar os preços finais, mesmo com a alta do dólar e do euro, as nossas filiadas conseguiram diminuir o impacto psicológico do câmbio”.
Dornbusch afirma ainda que a Abeiva vai manter a previsão de fechamento de vendas em 2008 em 32 mil unidades. Para tanto, no último bimestre do ano, as quinze marcas terão de comercializar mais 5 mil unidades.