Regularidade. É uma ação difícil de manter em um rally de velocidade, mas é algo essencial para a finalização de provas e até na conquista de títulos. Com esse pensamento, o piloto Fernando Birchal e seu navegador temporário Leonardo Magalhães vão neste fim de semana, entre os dias 9 e 11 de março, tentar terminar o tão disputado Rally de Barretos.
Será a segunda vez de Fernando nessa prova e a primeira de Leonardo Magalhães. Por serem as duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, alguns tendem a confiar demais e acelerar para matar as saudades dos rallys. Mas nem todos tem a mesma sorte e conseguem cruzar a linha de chegada. Ano passado, Fernando e seu navegador fixo Leonardo Telles Silva foram cautelosos, arriscavam onde dava e chegaram em sexto lugar na categoria Super Production.
Desta vez, o xará de Leo o irá substituir e em uma ocasião marcante para a equipe, já que será a primeira vez que o piloto da FB Racing estará a bordo de seu novo equipamento, um caminhão Ford F4000 com 330 cavalos de potência inscrito na categoria Caminhões Leves. Leonardo Magalhães, navegador fixo do piloto Marco Túlio Lana, está ansioso: “Tudo é novidade! Conversamos algumas vezes sobre a prova, mas meu perfil é conservador e sempre tenho como meta chegar. Como qualquer competidor, meu objetivo é a vitória e para isso temos que trabalhar todos os fatores, pilotagem coerente, navegação mais precisa possível e o bem estar do carro, além de um estudo das condições do piso. Tudo isso interfere no resultado. Acredito que a tocada será mais conservadora, mas isso veremos na hora já que as F4000 tem fama de não quebrarem”.
Leonardo é navegador desde 1998. Começou com provas de regularidade e depois passou a competir em rallys de velocidade e cross country. Em 14 anos de off-road, o navegador já participou de mais de 150 provas. Os destaques da sua carreira são duas participações do Rally dos Sertões (2010 e 2011) e dois vice campeonatos na Copa Mineira de Rali de Regularidade.
A programação do 6º Rally de Barretos começa nesta sexta, dia 9, com a vistoria técnica. No sábado às 13h, começa a largada para carros e caminhões. No domingo, o rally começa às 10h30. Nos dois dias de provas, serão percorridos cerca de 300 quilômetros de trechos cronometrados.