Terminou na tarde de sexta-feira (20) a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões no Beach Park, em Fortaleza. Após percorrerem 4.486 quilômetros, cruzar seis estados de quatro regiões do país os nobres aventureiros foram consagrados com seus títulos, entre eles, Luiz Facco e Silvio Deusdará, da Equipe Acelera Siriema, que conquistaram o bicampeonato na categoria Super Production.
A bordo de uma Mitsubishi L200 RS, a dupla cruzou a rampa de chegada com o dever cumprido, após liderar nove das dez etapas da prova e ainda cravar a sexta posição na classificação geral dos Carros. O título de Campeão na categoria veio com um sabor diferente, uma vez que além da vitória pelo segundo ano consecutivo, ele vem marcado com o amadurecimento, o trabalho e dedicação de toda a equipe.
“Tudo que planejamos deu certo. O trabalho do dia-a-dia ao longo de um ano da preparação do carro foi impecável, tudo de primeira linha e conquistar um título em meio a quantidade de carros Protótipos e chegar em sexto na geral foi maravilhoso”, destaca Facco.
Para o cearense Deusdará ainda com a adrenalina a mil pelo título não exitou em declarar: “Terminar o rali em casa teve uma gosto de dupla vitória e o bicampeonato era um sonho que foi concretizado graças a Deus, só tenho a agradecer ao Facco por mais esta oportunidade de estar novamente aqui, à equipe, minha família e não consigo explicar esta emoção”.
Na décima etapa que largou em Sobral, Facco chegou em segundo lugar na Super Production com o tempo de 1h26m04s. Como a intenção era somente chegar e colocar o carro na parque de apoio, procurou ser bem cauteloso para não correr riscos. “Esta última especial estava uma delícia do jeito que gostamos, mas aliviei o pé e tive de me segurar para não acelerar em trechos que pisaríamos fundo, mas não poderia comprometer o resultado, então viemos lliteralmente passeando pelo trecho. Mas valeu a pena chegar aqui e encontrar esta festa”, explica o piloto.
Facco completa seis anos de Rally dos Sertões e relata o título não escapou das mãos da dupla novamente porque todo o conjunto foi primoroso: “Com uma equipe de apoio forte e organizada, que foram nossos anjos da guarda, um carro primoroso, a qualidade dos pneus Yokohama que nunca nos deixaram na mão, a navegação excepcional, só me restou entrar no carro e acelerar, meu muito obrigado a todos e aos nossos patrocinadores que acreditaram em nós por mais um ano”.