Por Robério Lessa – Editor do Site Carros e Corridas – Quem acompanhou a temporada 2025 da Stock Car (BRB Stock Car Pro Series), há de concordar que o piloto Felipe Fraga mereceu, sim, a conquista de seu segundo campeonato da categoria.
Em um ano cheio de altos e baixos, a maior categoria da América do Sul chegou, no último sábado (13), ao Autódromo Internacional José Carlos Pace – Interlagos, em São Paulo, com dois pilotos com chances de levar para casa a taça de campeão, ambos da Eurofarma RC.
Gaetano Di Mauro, um dos melhores pilotos que já vi passar pelo kart e, por todo seu talento fez por merecer estar na Stock, duelava contra Felipe Fraga que fora campeão da categoria há nove anos, em 2026, e havia voltado à competição nacional após uma carreira internacional e também mais maduro e experiente.
Estava nas mãos dos dois pilotos chefiados pelo “mago” Rosinei Campos, o conhecido ‘Meinha’, lenda do automobilismo brasileiro, e que pude entrevistar (clique aqui para acompanhar a entrevista) um dia desses.
Não é de hoje que Meinha administra esse tipo de situação e deixou Gaetano e Fraga em igualdade de condições por todo o ano, mostrando toda sua capacidade em chefiar uma escuderia do tamanho que se tornou a Eurofarma RCA com seus 13 títulos de construtores ganhos (incluindo o dessa temporada).
Marcada pela chuva e por um acidente envolvendo Daniel Serra, Helio Castroneves e o estreante Marcos Regadas, do Maranhão, representando a Região Nordeste, a prova foi interrompida (bandeira vermelha) e após quase duas horas e muita polêmica, Felipe Fraga partia do primeiro posto enquanto Gaetano Di Mauro, que parou nos Boxes, teve de relargar da 24ª posição. O erro dos comissários da prova, tirou suas chances de lutar pelo título. Gaetano, extremamente contrariado, caiou no choro. O fato é que o regulamento prevê que dada a interrupção por bandeira vermelha, o retorno da corrida se dá pelo alinhamento do grid valendo as posições da volta anterior à da interrupção, no entanto, em Interlagos, a direção alinhou os carros com duas voltas anteriores, isso fez com que ele perdesse a liderança e caísse para a 25ª, já que havia parado nos boxes. Com isso, Gaetano perdeu 24 posições.
Essa mancha na corrida Sprint de sábado não pode cair sob o macacão de Fraga!
Não é justo punir toda a temporada que fizera Felipe Fraga pela incompetência da direção de prova que, infelizmente, mostrou enorme despreparo, gerando uma polêmica desnecessária a uma temporada que estreou, justamente em Interlagos, com carros falhando, quebrando, pilotos reclamando, sendo advertidos por falar e se posicionar nas redes sociais, mas que também evoluiu, tanto que nas últimas corridas do ano as quebras foram mínimas.
A Stock Car não precisava disso, pois tudo estava se acertando, os motores V8 (diferentes dos que usaram em 2024) voltam a ser usados em 2026 e o encerramento da temporada tinha tudo para ser lembrado pelas disputas na pista e pelo grande trabalho que fizeram Gaetano, Fraga, Meinha e toda a RC Eurofarma.
Felipe Fraga é Campeão!
Felipe Fraga É Bicampeão!
No domingo (14) ele desabafou, disse que não tinha nenhuma responsabilidade sobre a decisão de ninguém. Claro! E nem precisava dizer isso não fosse estarmos em um tempo no qual as pessoas se arvoram em julgar tudo sem o mínimo de cuidado. Na pressa de achar culpados e gerar novas teorias da conspiração, isso e aquilo outro, acabam colocando mentiras onde sequer caberiam críticas.
Fraga é grande, fez por merecer o título
.
Gaetano vai ter outra chance, paciência!
Já vimos outros exemplos e agora é hora de pensar no futuro.
Ano que vem tem mais Stock Car e eu espero poder escrever aqui no site Carros e Corridas algo que não tenha nada com a direção da prova, mas apenas com a batalha dos pilotos.
Texto: Robério Lessa – Editor do Site Carros e Corridas.
Fotos: Marcelo Machado de Melo e Magno Torquato/BRB Stock Car.
Copyright© 2007-2025 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização








