A Ford lança no mercado o Cargo 816, caminhão do segmento de leves equipado com motor Euro 5. Além disso, o modelo dispõe de um novo painel e 2 anos de garantia sem limite de quilometragem. Ele sucede o Cargo 815, caminhão leve indicado para transporte urbano de cargas.
“Ele é reconhecido pela resistência, versatilidade e eficiência operacional. Agora, com o modelo 816, ampliamos suas vantagens de potência e conforto, com o diferencial de ter a maior garantia, fator importantíssimo neste segmento”, diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
O modelo tem peso bruto total de 8.160 kg, capacidade máxima de tração de 11.000 kg e conta com três opções de distância entre-eixos (3.300, 3.900 e 4.300 mm), que facilitam a adequação a diferentes aplicações.
O motor do 816 é o Cummins Euro 5 ISBe 4.5 com 160 cv, além de possuir também uma curva de torque ampla, que chega mais rápido à força máxima, de 550 Nm, e a mantém numa faixa maior de rotação, entre 1.100 e 2.000 rpm. O consumo de diesel é de 5% a 7% menor em comparação com o modelo anterior. Outras vantagens são os intervalos maiores de troca de óleo e a durabilidade ampliada de componentes, com reflexo positivo na vida útil do motor.
O câmbio de cinco marchas e os freios com válvula sensível à carga no eixo traseiro, de concepção robusta, contribuem para o desempenho eficiente do caminhão.
O Novo Cargo 816 incorpora a tecnologia SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento dos gases de escape que reduz em até 80% a emissão de poluentes. O sistema injeta o aditivo Arla 32 no catalisador para neutralizar as emissões de hidróxidos de nitrogênio e material particulado.
Nesse processo, o aditivo – composto por 32,5% de ureia dissolvida em água – reage com os óxidos de nitrogênio da combustão, transformando-os em nitrogênio e vapor de água. O Cargo 816 traz um reservatório com capacidade de 25 litros de Arla 32 e um sistema avançado de proteção e diagnóstico do motor no painel.
Foto: Divulgação