A Ford Raptor completa 15 anos no mercado. A linha de picapes robustas da Ford se consolidou como um ícone off-road. Criada pela Ford Performance, divisão de veículos de alto desempenho e competição da marca, ela foi inspirada nos veículos Baja de corrida no deserto e, graças à incomparável capacidade todo-terreno, ganhou o apelido de “monstro das trilhas”.
A primeira Raptor teve como base a F-150. Depois, surgiram também as versões Raptor da Ranger e do Bronco. No Brasil, a linha é representada pela Ranger Raptor, equipada com motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cv que acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, a picape mais rápida e capaz do mercado em qualquer terreno.
A ideia original da Raptor era tornar acessível a mais pessoas uma picape que pudesse dominar os terrenos mais desafiadores e expandir os limites das aventuras. Uma pequena equipe de engenheiros, designers e entusiastas do off-road foi destacada para o projeto e os protótipos iniciais empolgaram. Mas restava saber como seria a aceitação dos clientes.
Ao longo dos anos, a marca Raptor se expandiu para outros segmentos. Depois da F-150 Raptor, a linha foi ampliada em 2019 com a Ranger Raptor e, em 2021, com o Bronco Raptor, o primeiro SUV do mundo inspirado em corridas Ultra4. Cada modelo Raptor tem uma personalidade própria, mas todos compartilham um DNA comum: engenharia de precisão e desempenho inspirado em corridas para os clientes que querem ampliar suas fronteiras.
Tecnologia da suspensão – No desenvolvimento da Raptor, a proposta foi entregar mais do que potência e estilo. Era preciso criar uma suspensão de alto desempenho, capaz de lidar com ambientes desérticos que mudam da noite para o dia, ou a cada curva.
A F-150 Raptor de primeira geração, em 2010, tinha amortecedores internos passivos bypass de 2,5 polegadas, que trouxeram um novo padrão de desempenho off-road. Com curso longo, ele permitiam à picape manter alta velocidade em terrenos acidentados com durabilidade e conforto.
Mesmo assim, a F-150 Raptor R de competição que estreou na Baja 1000 ainda usava amortecedores Fox externos especiais. Na Raptor de segunda geração o amortecedor passou a ter 3 polegadas, com maior capacidade off-road. Isso permitiu equipar a picape de corrida com uma versão ligeiramente modificada dos amortecedores de produção, substituindo os externos bypass.
A chegada da tecnologia digital com os controles de suspensão Live Valve permitiu gerenciar melhor a absorção de impactos. A terceira geração da F-150 Raptor chegou em 2024, com amortecedores Live Valve duplos de 3 polegadas, que se adaptam ativamente ao tipo de condução e terreno para máximo controle e conforto em qualquer velocidade.
A nova Raptor T1+, que conquistou o terceiro lugar em sua estreia no Rally Dakar 2025, também é equipada amortecedores Fox. Eles foram os preferidos dos pilotos após testar diferentes opções, tanto pelo desempenho como pelo conforto proporcionado em longas jornadas.
Texto e Fotos: Ford.
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