A Ford reservou duas grandes surpresas para o Salão de Genebra, guardadas a sete chaves: os conceitos iosis MAX e Ford Tourneo Connect, este último alimentado por bateria. Junto com a nova Ranger e as versões RS e diesel 1.6 do Focus, eles são as principais atrações da mostra que abre para o público de 5 a 15 de março, antecipando tendências de design e tecnologia.
Veículo multiuso de concepção futurista, o iosis MAX introduz grandes inovações, a começar pela estrutura da carroceria sem pilar B, com extensa aplicação de vidro e novo sistema de abertura de portas e do porta-malas. Seu motor 1.6 EcoBoost a gasolina, de 180 cv, equipado com turbo e injeção direta, tem um consumo até 20% menor que um motor convencional.
Além disso, conta com outra novidade para economizar combustível: o sistema Auto-Start-Stop da Ford, que desliga automaticamente o motor quando o carro está em ponto morto – ao parar num farol, por exemplo – e o religa quando o pedal do freio é solto ou se pisa no acelerador. A partida ocorre de modo rápido e silencioso, quase imperceptível.
A transmissão manual Ford PowerShift de seis velocidades, com dupla embreagem, também é escalonada para proporcionar o máximo rendimento de combustível. Tanto os motores EcoBoost como o sistema Auto-Start-Stop serão introduzidos progressivamente na linha de produtos da Ford Europa a partir de 2010.