A Formula 1.6 é a categoria-escola do automobilismo no Rio Grande do Sul e continua formando futuros campeões do automobilismo brasileiro. O mais recente piloto que passou pela Formula 1.6 e que brilha nos autódromos do Brasil é Francisco Alfaya que venceu a etapa de abertura da Formula Future, categoria de monopostos promovida por Felipe Massa. A liderança na temporada 2010 é de Cali Crestani na classe A e de Eduardo Rodrigues na classe B.
Já a Copa Fusca é a categoria mais querida do público por utilizar os simpáticos fusquinhas que tem seu desempenho e comportamento elevado ao extremo com melhoramentos que estão de acordo com o que há de mais moderno na industria automobilística. Quem saiu em vantagem na 1a etapa foi Everson Melo, vencedor da classe A e a dupla Herbert de Souza/ Rogério Baretta na classe B.
E finalmente, a Formula Sul utiliza os brutos da estrada em competições que levantam o público por onde passam. Caminhões VW, Scania, Volvo e Ford levantam o público ao alcançarem velocidades próximas dos 200km/h nos autódromos brasileiros.
Toda a programação se inicia no sábado com treinos livres para todas as categorias. No domingo, a programação se inicia a partir das 8:30 horas com a realização de treinos livres e tomadas classificatórias, seguido da realização das baterias das categorias.
Ingressos custam 10 reais nas bilheterias do autódromo internacional de Tarumã.