Ele tem sobrenome de um ex-jogador de futebol e até mesmo de piloto que andou pelas categorias brasileiras, mas depois desta sua primeira temporada entre os melhores do automobilismo nacional tem tudo para deixar de ser uma promessa e virar realidade. Gabriel Casagrande, de 18 anos, completados no primeiro semestre de 2013, disputou os três mais importantes campeonatos do País e, nos dois últimos fins de semana, esteve no pódio. Ele é uma das esperanças do automobilismo tupiniquim.
“Foi um salto muito grande, pois achava que ia demorar uns dois anos para completar meu aprendizado no Brasileiro de Turismo, para entender direito o funcionamento do carro. Mas, tudo aconteceu acima das minhas expectativas e disputei três categorias com carros diferentes. Esse resultado de domingo, na Copa Petrobrás, foi um achado, pois nosso carro não estava bom e batemos cabeça durante o fim de semana inteiro, mas depois fizemos alguns ajustes e deu certo”, disse Casagrande.
Em Brasília, Gabriel Casagrande conquistou a vitória na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria formadora de pilotos para o Circuito Nova Schin Stock Car, onde fez três corridas nesta temporada de aprendizado. No último domingo (17), marcou um importante segundo lugar na Copa Petrobrás de Marcas, em Cascavel, diante de pilotos experientes e rápidos como o ex-Fórmula Um Ricardo Zonta e o atual campeão da categoria e vencedor em 2008 da Stock Car, Ricardo Maurício, entre outros.
“Eu queria correr com carros de Turismo, pois achava que era mais emocionante. Gostei do carro do Brasileiro de Turismo, que é fácil de guiar e isso ajuda muito quem começa nessa categoria. Em 2014, estou com tudo praticamente acertado para correr a temporada inteira da Stock Car”, completou.
Natural de Francisco Beltrão, no Paraná, Casagrande já tem uma temporada de experiência internacional, pois fez um ano na Fórmula Renault 2.0 na Europa e agora não tem mais sonhos de guiar monopostos.
“Foi muito bom ter começado bem jovem no Turismo, principalmente ter estreado na Stock Car, onde já estou com tudo praticamente definido para correr em 2014. Logo na primeira corrida, estava disputando posições com o Cacá Bueno, com o Galid Osman, que são bons pilotos, e essa experiência me ajudou no Brasileiro de Turismo”.
No entanto,o piloto brinca com o voltar a pilotar carros de fórmula. “Claro que se o Brasil precisar de alguém na Fórmula 1 e me pagarem, irei com muito prazer”, brinca.
Até o fim da temporada, Casagrande ainda tem duas corridas. Na verdade, três, pois no dia 1º de dezembro disputa a última rodada dupla da Copa Petrobrás de Marcas, que acontece em Curitiba, e no dia 15 de dezembro, em Interlagos, é um dos que possuem chances matemáticas de conquistar o título do Campeonato Brasileiro de Turismo.
Aí, Gabriel Casagrande vai ver de perto a agitação provocada pela concorrida Corrida do Milhão, que além de ser a maior premiação do esporte nacional, ainda define o campeão do Circuito Nova Schin Stock Car. Thiago Camilo, Daniel Serra, Ricardo Maurício e Cacá Bueno são os pilotos com possibilidades de levar o título de 2013. Quem sabe dentro de algum tempo não seja sua vez de lutar pela mais importante conquista do automobilismo brasileiro? É esperar para ver.
Texto: Vicar/Divulgação
Foto: Duda Bairros/Vicar/Divulgação




