Giancarlo Vilarinho, da Fórmula BMW Americana, subirá ao palco do Teatro Alfa, na noite desta terça-feira (1), em São Paulo (SP), como um dos finalistas da categoria Internacional do prêmio Capacete de Ouro, organizado pela Revista Racing. Seus concorrentes na votação dos jornalistas especializados foram Felipe Nasr, da Fórmula BMW Européia, e Augusto Farfus, do WTCC.
O troféu é um dos mais cobiçados do evento exatamente por reunir as principais revelações do automobilismo brasileiro no exterior e ter sido conquistado em temporadas anteriores por nomes como Felipe Massa, Antonio Pizzonia, Ricardo Zonta, Enrique Bernoldi e Nelsinho Piquet. Todos eles pilotos que mais tarde chegariam à Fórmula 1.
“É motivo de muito orgulho estar entre os finalistas do Capacete de Ouro, especialmente numa categoria tão importante, como a Internacional. São três nomes fortes na disputa pelo prêmio e, independente do resultado final, já estou feliz pelo reconhecimento”, afirma Giancarlo Vilarinho. Nesta temporada, ele foi o vice-campeão da Fórmula BMW Americana.
Estatisticamente, com suas sete vitórias e nove poles, foi o brasileiro que alcançou melhores resultados no exterior em 2009. Esta é a segunda vez que Giancarlo Vilarinho, de 17 anos, integra a relação de finalistas do Capacete de Ouro. A primeira foi pela categoria Kart, em 2004. Há trinta e nove concorrentes em treze categorias diferentes na festa deste ano da Revista Racing.
Os vencedores da categoria Internacional
1997 Ricardo Zonta (Fórmula 3000 Internacional)
1998 Enrique Bernoldi (Fórmula 3 Inglesa)
1999 Antonio Pizzonia (Fórmula Renault Inglesa)
2000 Antonio Pizzonia (Fórmula 3 Inglesa)
2001 Felipe Massa (Fórmula 3000 Européia)
2002 Ricardo Zonta (World Series)
2003 Nelsinho Piquet (Fórmula 3 Inglesa)
2004 Nelsinho Piquet (Fórmula 3 Inglesa)
2005 João Paulo de Oliveira (Fórmula 3 Japonesa)
2006 Nelsinho Piquet (GP2)
2007 Lucas di Grassi (GP2)
2008 Lucas di Grassi (GP2)
Foto:Divulgação.