Nove meses e 18 dias após competir pela última vez, o piloto Hoover Orsi voltará a fazer o que mais gosta: pilotar um carro de competição. O sul-matogrossense está longe das pistas desde o fim da temporada 2008 da Stock Car, mas voltará a sentar em um cockpit na próxima sexta-feira, no autódromo de Jacarepaguá, onde será disputada a sexta rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil.
Orsi foi convidado para participar do campeonato por Antonio Hermann e vai dividir a pilotagem do Porsche 997 número 6 com Ronaldo Freitas. Além de Freitas, Hoover vai ser companheiro de equipe um ex-concorrentes da Stock Car: Ricardo Maurício.
“Estou muito contente de voltar a fazer o que mais gosto. É o que eu fiz a minha vida inteira e foi difícil ficar de fora esse começo de ano. Além disso, vou realizar um sonho. Porque sempre fui apaixonado por Porsche, é o carro que eu mais sonhei em pilotar. Então realizar este sonho vai ser fantástico!”, comemorou.
O mato-grossense conta com um currículo invejável. Ele foi campeão da Fórmula 3 Sul-Americana em 1999, e decidiu se aventurar pelo automobilismo estrangeiro. Foi para a Inglaterra, onde inclusive morou junto com seu novo companheiro de equipe Ricardo Maurício. Competiu nas Fórmulas Renault Inglesa e Européia, em 2000.
No ano seguinte foi para os EUA, tornando-se campeão da Fórmula Atlantic, em 2001. Voltou para o automobilismo nacional em 2005, correndo na Stock Car e terminou o campeonato duas vezes em terceiro lugar, em 2005 e 2006. Outro fator que chama atenção na carreira de Orsi, é que ele venceu corridas em todas as categorias que já participou. Entretanto, o mato-grossense sabe que deve ser cauteloso no retorno ás pistas.
“Quero ajudar a equipe. Conversei bastante com o Ricardinho (Maurício). Ele e o (Antônio) Hermann me ligaram para eu correr (pela WB Motorsport). A gente só conversou mesmo para acertar a participação, mas com certeza vamos falar mais sobre o carro, quando estivermos na pista, na quinta-feira. Vai ser muito bom reencontrá-lo Sou amigo do Ricardinho desde o tempo do kart, em que competíamos juntos, depois fomos para a Fórmula Ford. Moramos juntos na Inglaterra. Vai ser bem legal dividir a equipe com eles. Vamos nos dar bem. E, como eu disse, quero fazer o meu melhor para ajudar a equipe”, contou.
Sobre o circuito de Jacarepaguá, Orsi é mais um piloto que sente saudades do antigo traçado, que teve parte desativada para dar lugar às obras feitas para a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007.
“Gosto bastante da pista. Já cheguei ao pódio lá. Claro, que a pista perdeu muito do que era. Era um dos melhores circuitos do Brasil, agora é um circuito pequeno, mas ainda é interessante. Sempre que chegamos lá, vem a lembrança do quanto era melhor, mas ainda é um traçado legal, porque tem todos os tipos de curvas: de alta, de baixa, de raio longo, de raio curto… Vai ser muito legal correr lá com um Porsche”, analisou.
Confira a programação da 11ª e 12ª etapas do Itaipava GT3 Brasil:
SEXTA-FEIRA (25/9)
11h00 – 12h00: 1º treino livre
15h10 – 16h10: 2º treino livre
SÁBADO (26/9)
08h00 – 08h45: 3º treino livre
11h00 – 11h20: Treino Classificatório 1ª Corrida
11h40 – 12h00: Treino Classificatório 2ª Corrida
15h30: largada 11ª etapa
DOMINGO (27/9)
08h40 – 08h55: treino de aquecimento
12h00: largada 12ª etapa