Por Robério Lessa – Conquistar um título com vitória na última etapa é desejo de qualquer piloto, e foi esse o desempenho do piloto Igor Borges (Trato Incorporações) neste sábado (25), quando disputou a última etapa da temporada de 2017 do Campeonato Cearense de kart, realizada Kartódromo Marcelino Thomaz, localizado na cidade de Morada Nova, localizada a 163 quilômetros de Fortaleza.
Igor, que já havia vencido uma etapa no ano, e subido ao pódio em quatro das seis corridas disputadas, e poderiam ter sido cinco pódios e três vitórias, não fosse uma quebra do eixo do carburador de seu kart número 23. O retrospecto revela que o competidor sempre esteve entre os mais bem colocados e, durante toda a temporada, permaneceu na briga pelo título.
Neste sábado (25), ele chegou empatado com Gladson Alves na segunda colocação e, para não depender de ninguém teria de vencer a etapa e assim poder subir no lugar mais alto do pódio.
Foi um dia de muito trabalho ao lado da equipe Trato, cujo preparador, o “Bicudo”, trabalhou com Igor na Copa Brasil de Kart, em outubro deste ano. Na competição nacional, o cearense aproveitou cada momento na pista para ganhar experiência em uma categoria bastante competitiva e repleta de pilotos competitivos. Assim, quando colocou seu kart no primeiro treino do dia, sabia exatamente o que teria de fazer para cravar seu nome na História do Cearense de Kart, e também na História do Kartódromo Thomaz Marcelino, que sediava a competição pela primeira vez.
Bem posicionado no grid de largada após andar forte no treino de classificação, Igor mostrou que não estava para brincadeira e chegou a ficar à frente de pilotos da categoria Graduados A (ele disputa a Graduados B), como Paulo Holanda, um dos mais completos pilotos do Kart Cearense. Igor venceu as duas baterias da etapa, confirmando sua segunda vitória e o título de Campeão Cearense na Graduados B
Ao chegar nos boxes, Igor foi aplaudido por todos e ganhou um forte abraço de seu pai Marcos Borges, e maior incentivador. “Estou duplamente feliz, por ele e por mim. Todo pai sonha e ver seu filho trilhando seu caminho, andando com suas pernas, e vê-lo hoje cruzar a linha de chegada à frente dos demais me encheu de orgulho”, disse Marcos Borges.
Tão feliz quanto seu pai, Igor mostrava-se bastante eufórico e não conseguia retirar o sorriso dos lábios. “Essa foi uma conquista de um ano inteiro de dedicação, muito treino, trabalho e suor. Quero agradecer ao Bicudo pelo kart maravilhoso que me deu nesse dia, a todos que me apoiaram, como Valdir que fez a preparação do kart em quatro etapas, ao Jason Teixeira, queque fez telemetria, ao Alain Sisdeli que foi meu Coach nessa etapa, e, sobretudo ao meu pai, que sem ele eu não estaria aqui. essa é para você pai”, comemorou Igor.
O vice-campeonato ficou com Augusto Aguiar, e a terceira colocação com Vinícius Nogueira.
Nota: A Federação Cearense de Automobilismo, na pessoa de seu presidente Airton Vasconcelos, encaminhou à redação do site Carros e Corridas, nota manifestando-se sobre a classificação final da categoria Graduados B do Campeonato Cearense de Kart.
A nota informa que a federação desconhece qualquer resultado final da referida categoria e, tampouco qualquer campeão, independente da divulgação de resultado por parte da organização da competição e informa que o Cearense de kart de 2017, na categoria Graduados B encontra-se sub Judice por conta de um recurso em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo do Estado do Ceará.
No entanto, a redação do site Carros e Corridas, na pessoa de seu editor Robério Lessa, informa que a matéria que aponta o título para o piloto Igor Borges se baseia na tabela repassada pela organização do certame e, caso a Federação Cearense de Automobilismo encaminhe outra tabela com outro resultado, esta será publicada devidamente.
Baseado na liberdade de expressão, o site mantém a matéria publicada até a divulgação do resultado final após julgamento do recurso.
Texto: Robério Lessa
Fotos: Danúsio Jr. e Robério Lessa/©CarroseCorridas.