O retorno da Stock Car ao renovado Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre, serviu, também, para renovar as expectativas da equipe paranaense Prati-Dunaduzzi para a nona etapa da temporada – que começa às 9h35 deste domingo (30), com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Ausente do calendário da categoria deste 2009, a pista gaúcha foi palco do melhor resultado da equipe paranaense em um treino classificatório nesta temporada – numa sessão que terminou com a dupla Ricardo e Rodrigo Sperafico garantindo, respectivamente, a terceira e a nona posições no grid.
Líderes em seu grupo na primeira fase da tomada de tempos – os pilotos da Prati-Donaduzzi fecharam o chamado Q1 separados por apenas 0s003 -, Ricardo e Rodrigo foram protagonistas da disputa por uma vaga nas primeiras filas e esperam um bom resultado na corrida deste domingo no Rio Grande do Sul.
“O caminho que adotamos para o acerto do carro casou bem com as características dessa pista, e o resultado foi ótimo”, disse Ricardo Sperafico. “Nosso primeiro grande desafio foi entrar no Q2, já que pegamos a pista um pouco mais lenta por termos feito a classificação no primeiro grupo. A disputa na fase inicial foi apertada e a vantagem que nos garantiu no Q2 foi pequena, mas suficiente para podermos disputar uma vaga nas primeiras filas”, declarou Ricardo.
Único dos 32 pilotos do grid a optar pelo uso do botão de ultrapassagem durante o treino de classificação, ele espera uma corrida dura neste domingo por conta da estratégia. Ao usar o botão que garante potência extra ao carro já na tomada de tempos, Ricardo abriu mão de parte da carga de “push-to-pass” que teria à sua disposição durante a corrida. Todos os demais pilotos do grid poderão acionar o sistema dez vezes nesta prova, enquanto o piloto da Prati-Donaduzzi poderá usar o botão em apenas três oportunidades.
“Sabíamos que o uso do push daria uma diferença pequena nos treinos, de pouco mais de um décimo de segundo por volta, mas isso foi suficiente para que eu pudesse entrar na Super Classificação. Ficarei, sem dúvida, mais vulnerável a ultrapassagens durante a corrida, mas nossa estratégia foi, em primeiro lugar, garantir uma boa posição de largada. Agora vamos ver o que nos espera na corrida”, declarou o piloto.
Dois carros entre os Top-10 – o bom momento vivido pela equipe Prati-Donaduzzi em Tarumã foi completado pela nona posição de Rodrigo Sperafico no grid de largada para a corrida deste domingo. Sexto colocado no último treino livre antes da tomada oficial, ele ressaltou o bom setup de seu carro para esta pista.
“Perdi de um a dois décimos de segundo por ter colocado uma roda na sujeira em minha volta lançada, mas, de um modo geral, o resultado do treino deste sábado foi muito animador. Nosso carro respondeu bem às modificações e, principalmente, não apresentou problemas como em Cascavel, quando abandonei praticamente todos os treinos. Com tempo para testar e desenvolver o equipamento, encontramos um bom caminho”, acrescentou Rodrigo.
Texto: Divulgação.
Foto: José Mário Dias/Divulgação.