Com quatro Especiais (trechos cronometrados) duas mais longas, SS1 Gonçalves de 26,51 km e SS3 Destro Macro Atacadista de 26,27 km e duas bem curtas, a SS2 Contati/ Dekra de 7,55 km e a SS4 SP Imóveis de 9,70 km, 25 duplas participaram hoje do 5º Rally de Atibaia que terminou o seu primeiro dia com a vitória da dupla Maurício Neves / KZ Morales Com o Peugeot XRC com o tempo de 39min24s1/100. A segunda posição ficou coma dupla Rafael Tulio/Gilvan Jablonski com o tempo de 40min08s8/100.
Dimas de Mello Pimenta/Tino Viana com o Peugeot 207 e tempo de 40min35s3/100 foi o terceiro colocado na geral e o primeiro na categoria 4×2 Super, seguido da dupla também da categoria 4×2 Super, Fábio Dall Agnol/ Gabriel Morales com o Peugeot 207 com o tempo total de 4omin40s5/100.
O favorito para o primeiro dia do Rally de Atibaia, o Mitsubishi Evo 9 da categoria 4×4 Turbo, da dupla Ulysses Bertholdo/ Marcelo Dalmut marcaram a quinta posição com o tempo de 40min45s5/100. Ulysses contou que nas duas últimas especiais teve um problema com a mangueira de alimentação do turbo do seu Evo 9 e que não conseguiu manter o bom rendimento do início da prova.
Na categoria 4×2, os vencedores foram Guilherme Strake e Cesar Moreno com o Fiat Pálio, sétimo na geral, com o tempo de 42min47s1/100.
Com um dia bonito de sol e mesmo com trechos cronometrados rápidos, o Rally de Atibaia terminou seu primeiro dia sem acidentes que pudesse prejudicar a etapa de amanhã (domingo) já marcada para 8h33 com o deslocamento do QG de Apoio no Centro de Convenções Victor Brecheret as 8h10. “Foi um dia de adrenalina principalmente porque logo na primeira especial tive problema com o acelerador”, contou o piloto da dupla vencedora Maurício Neves. “Mesmo assim conseguimos consertar e tiramos a diferença para o Ulysses que também acabou tendo problema com o turbo nas duas últimas especiais”, complementou o piloto paranaense.
A prova que também contou pontos para a 3ª etapa do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade, teve um clima animado entre organizadores e equipes pelo retorno do certame brasileiro ao solo paulista depois de sete anos sem correr no estado de São Paulo. “Essa volta à São Paulo representa uma retomada importante do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. É o estado onde se encontram as principais montadoras e empresas patrocinadoras de eventos off-road”, lembra o presidente da Comissão Nacional de Rally, Djalma Neves.
O percurso misto, com retas e muitas curvas que agradou aos competidores, será o mesmo neste domingo com início as 8h33. Serão mais 73 quilômetros de trechos cronometrados que definirão o vencedor da 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
PROGRAMAÇÃO para domingo (30) – Rally de Atibaia/ SP
(6ª etapa Campeonato Brasileiro e 4ª etapa do Campeonato Paulista de Rally de Velocidade)
07h00m – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções Victor Brecheret
08h10m – Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
08h33m – Largada do primeiro carro
Texto: Divulgação.
Foto:Junior Almeida/Divulgação.