O brasileiro João Jardim terá neste sábado sua terceira experiência em um circuito oval. Ele vai disputar a 5ª etapa da Fórmula Star Mazda no circuito de Iowa, localizado na cidade de Newton, nos Estados Unidos. A corrida deste sábado é a última do calendário 2011 neste tipo de pista, já que a categoria correrá somente em circuitos mistos nas últimas cinco rodadas do ano.
Assim como aconteceu nas duas provas anteriores, a Fórmula Star Mazda fará a preliminar da corrida da Fórmula Indy. Apesar dos circuitos ovais serem uma novidade na carreira de Jardim, o sorocabano já conhece das particulariedades da pista deste sábado.
“Iowa é uma pista teoricamente mais fácil de guiar do que Milwaukee, onde corremos na semana passada, porque é toda feita de pé embaixo se o carro estiver bem acertado. Por isso o desafio é encontrar um bom setup, tanto para a tomada de tempos quanto para a corrida. Além disso, essa prova será um pouco mais longa que as outras, o que deve exigir mais da parte física e mental”, disse Jardim.
O brasileiro vem em evolução dentro da categoria, pois estreou no circuito Lucas Oil Raceway – em Indianapolis, um dia antes da realização das 500 Milhas -, e já na prova seguinte, em Milwaukee, terminou na 8ª colocação. Mais adaptado às corridas em oval, o sorocabano já entende melhor as exigências deste tipo de pista.
“Em Milwaukee passei a primeira metade da prova muito próximo do pelotão que ia desde o segundo até o oitavo colocado, mas perdi o contato na parte final. Ou seja, nesse tipo de pista a constância do carro vale muito, por isso encontrar um setup eficiente é decisivo. Com essa e outras lições que tirei nas corridas que já fiz em oval estou otimista em continuar minha evolução e somar mais pontos no campeonato”, falou o brasileiro, que estreou apenas na 3ª etapa da temporada.