O final de semana das 500 Milhas de Indianápolis, que serão disputadas no próximo domingo (28), marcará a estreia de mais um jovem talento brasileiro no automobilismo norte-americano. O piloto de Sorocaba (SP) João Jardim disputa neste sábado sua primeira prova nos Estados Unidos pela Star Mazda, categoria de acesso à Indy Lights e, consequentemente, à F-Indy.
Terceiro colocado e destaque da temporada 2010 da Fórmula Futuro, João Jardim chega às categorias de base do automobilismo na América do Norte com o objetivo de se profissionalizar no exporte dentro de alguns anos. E ressaltou o clima de confiança para a estréia, especialmente depois de seu primeiro teste com um carro da categoria – feito na semana passada durante uma sessão coletiva no circuito oval de Milwaukee.
“Gostei muito do carro e da experiência de pilotar em um circuito oval. Me adaptei muito rapidamente, tanto que estive sempre entre os cinco mais rápidos”, lembrou Jardim. “A pista facilitou um pouco essa adaptação, porque em Milwaukee as curvas não têm inclinação, então é preciso frear e reduzir marcha como em um circuito misto”, comentou o piloto, que também passou pela primeira experiência de tocar o muro nos velozes circuitos norte-americanos.
“Conforme fui ganhando confiança, fui aumentando o ritmo e acabei tocando o muro pela primeira vez. Não foi uma batida forte, mas até este incidente foi importante no treino. Pude conhecer melhor o limite do carro, e viver uma situação que, embora todos os pilotos evitem, é algo bem comum nos ovais pela inexistência de áreas de escape. Acho que foi uma primeira experiência bem completa, que me deixa bem preparado para a estreia”, avaliou Jardim.
A estreia do piloto sorocabano na Star Mazda será na noite do próximo sábado, no evento que integra o festival da velocidade criado em torno das 500 Milhas de Indianápolis. A prova será disputada no circuito Lucas Oil Raceway, que fica localizado a poucas quadras do oval mais famoso do mundo.
“O objetivo para essa primeira prova é, primeiro, terminar a corrida e aprender. E, se possível, em uma boa colocação. Como este é o evento preliminar da principal corrida do ano na F-Indy, todo mundo leva o que tem de melhor, mas eu ficaria muito feliz se repetisse o desempenho dos testes em Milwaukee e ficasse entre os cinco primeiros”, ressaltou João Jardim.
A corrida está marcada para às 21h10 no horário de Brasília.
Foto: Manoela Campos