Atualmente o kartismo no país está passando por um momento de grande agitação. Competições que anteriormente tinham grande número de pilotos em determinadas categorias estão começando a ter seus grids esvaziados em uma classe e majorados, em outras. Por outro lado, competições novas estão surgindo com grande força e atraindo cada vez mais adeptos de várias regiões do país.
O Super Kart Brasil – SKB foi uma competição criada no mês de outubro do ano passado e, depois de duas corridas realizadas, já surge como a grande novidade do ano. O piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorsport), da classe Graduados, faz em 2011 sua temporada de estréia na principal divisão do kartismo no Brasil. Ele tem buscado se preparar da forma apropriada para as mais importantes competições do ano, ou seja, Sul-Americano, Brasileiro e Copa Brasil.
Neste espírito o garoto de Belo Horizonte disputou no mês de janeiro a edição dois do SKB e diante de concorrentes muito mais experientes, alguns deles com passagens até mesmo na F-1, conseguiu se destacar e demonstrar bons resultados e tempos na pista.
Animado com o desempenho da prova do começo do ano, então, Archer disputará neste final de semana a edição número três do Super Kart Brasil. Assim como a corrida de Janeiro esta prova será disputada em quatro baterias no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo. A programação oficial será toda desenvolvida nesta sexta e sábado. Serão ao todo quatro baterias e a expectativa dos organizadores é que na categoria Graduados mais de 30 pilotos estejam na competição.