A Fórmula Truck encerrou a primeira metade da temporada com a disputa da quinta etapa de 2013 hoje, em Interlagos, com a liderança da equipe MAN Latin America nos dois campeonatos, Brasileiro e Sul-Americano, com Leandro Totti, que pilota um caminhão Volkswagen Constellation com motor MAN 12 litros.
Após liderar praticamente toda a prova deste domingo em São Paulo, o paranaense passou na linha de chegada a apenas 0s2 do primeiro colocado e, com a segunda colocação, conseguiu acumular pontos o suficiente para assumir a ponta no campeonato brasileiro, com 77 pontos, e 59 no Sul-Americano.
“Claro que queria muito a vitória aqui diante da maior torcida do ano da Truck, mas este segundo lugar foi muito importante, por nos colocar na liderança do campeonato brasileiro e do sul-americano. Quero agradecer toda equipe MAN Latin America, que me entregou um caminhão resistente e rápido o bastante para lutar pela vitória e já assumir a liderança dos dois campeonatos”, diz Totti.
A liderança conquistada pela equipe em Interlagos foi destacada por Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia da MAN Latin America.
“Com toda certeza, foi um feito histórico da MAN Latin America nesta etapa em São Paulo. A evolução que estamos conquistando em 2013 nos deixa muito orgulhosos de nosso esforço e trabalho. O regulamento da Truck é publicado no final do ano, o que significa que, com o novo motor 12 litros, só tivemos dois meses de preparo para iniciar do zero a construção de cinco caminhões. Em apenas cinco corridas, já estamos liderando os dois campeonatos, Brasileiro e Sul-Americano”, diz Chaves.
Renato Martins, chefe da equipe MAN Latin America na Fórmula Truck, também enalteceu o trabalho feito pelo time nesta prova em Interlagos.
“Foi uma corrida bastante disputada, talvez uma das decisões mais emocionantes da história da Truck, com o Leandro Totti e o Beto (Monteiro) brigando pela vitória até a bandeirada e cruzando a linha de chegada por apenas dois décimos de segundo. Vamos lutar para manter esta liderança no Brasileiro em Cascavel e, depois, na Argentina, trabalhar intensamente para ser campeão Sul-Americano”, diz Martins.
Outro destaque do dia foi Felipe Giaffone, que fez grande largada, partindo de quinto e assumindo a liderança da corrida na segunda volta. “Certamente evoluímos muito nesta corrida e isso me deixa ainda mais confiante para as próximas corridas. Foi emocionante passar em primeiro lugar com o novo caminhão MAN TGX logo em sua estreia em Interlagos”, disse Giaffone, que levou a arquibancada da MAN Latin America ao delírio com a ultrapassagem, com mais de 3.000 pessoas aplaudindo de pé em sua passagem logo após assumir a liderança.
Na prova de hoje, em Interlagos, Giaffone marcou seis pontos, e André Marques, um, ao passar em quinto lugar na intervenção programada do Pace Truck, com um terço de prova.
A próxima etapa da Fórmula Truck será em Cascavel (PR) no dia 4 de agosto, válida pelo campeonato brasileiro. Já o Sul-Americano terá sua etapa decisiva no dia 8 de setembro, em Córdoba, na Argentina.
Texto: Rf1/Divulgação. Fotos: Orlei Silva/Divulgação.