Por Giovanni Romão – O deuses da Fórmula 1 até podem estar com o Sebastian Vettel, como muitas vezes pode ser visto nesta temporada, mas nem tudo é tão perfeito como parece. Em Abu Dhabi, o alemão da Red Bull surpreendeu o favoritismo da McLaren e cravou a pole-position, mas na corrida… Na corrida, sofreu com um pneu furado logo na primeira volta. Foi para o pit e lá foi identificado um dano irreparável na roda traseira direita. Fim de prova para ele. Melhor para Lewis Hamilton, que largando em segundo aproveitou para voltar a vencer na categoria, depois de uma temporada cheia de altos e baixos. Mais baixos do que alto…
O segundo colocado na prova foi o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, com o inglês Jenson Button fechando o pódio em terceiro. Depois de uma corrida complicada e uma parada na última volta da prova, Webber ficou em quarto, com Felipe Massa fechando na quinta colocação.
Na sequência aparece a dupla da Mercedes, com Nico Rosberg e Michael Schumacher, seguidos por Adrian Sutil, Paul di Resta e Kamui Kobayashi, que fecharam os dez primeiros. Rubens Barrichello, em uma prova de recuperação, terminou em 12º e Bruno Senna foi o 16°.
A corrida – O início do GP de Abu Dhabi foi bastante agitado. Logo na primeira curva, o alemão Sebastian Vettel rodou, depois de ter o pneu traseiro direito furado. O campeão mundial do ano puxou para o boxe logo na primeira volta e teve que abandonar, com a roda quebrada. Na primeira volta também, o brasileiro Bruno Senna fez seu primeiro pit stop.
Na pista, Lewis Hamilton tomou a ponta, deixando Alonso e Button na briga pelo segundo lugar, com o espanhol da Ferrari levando vantagem. Quem também fez um bom início de prova foi Rubens Barrichello, que depois de largar da última colocação, aparecia em 14º na volta seis.
Na primeira parte da corrida o espetáculo ficou por conta do pelotão intermediário, com Senna se recuperando na prova, após o pit na primeira volta, e na disputa entre Sebastien Buemi e Paul di Resta pela nona colocação. As brigas na frente voltaram na volta 15, com Button e Webber disputando o terceiro lugar, com o inglês levando vantagem.
O primeiro dos líderes a fazer seu pit foi Massa, na volta 16. Na volta seguinte, entraram Hamilton, Alonso e Button. Neste momento, Webber assumiu a liderança da prova, mas por tempo curto, até fazer seu pit no giro 18. O australiano enfrentou problemas no seu pit e acabou perdeu a quarta colocação para Massa.
Com a metade da prova, os dez primeiros colocados estavam assim: Hamilton, Alonso, Button, Massa, Webber, Rosberg, Sutil, Schumacher, Di Resta e Koabayshi. Na volta 28, Massa conseguiu se aproximar de Button na briga pelo terceiro lugar, com Webber acompanhando os dois de perto.
Usando a asa, Massa e Webber protagonizaram uma boa disputa na volta 30, com o australiano ganhando a posição do brasileiro, e Massa recuperando na reta seguinte. Enquanto isso, Hamilton e Alonso sumiam sozinhos lá na frente, com o inglês virando volta mais rápida em cima de volta mais rápida.
Na volta 36, Webber abriu a rodada de segundo pit entra os líderes da prova. Na sequência entrou Button. O líder da prova, Hamilton, entrou na volta 41, junto com Massa, que entrou no mesmo giro. Alonso seguiu na pista acelerando e tentando descontar a vantagem que Hamilton tinha. Porém, na entrada da sua parada, o espanhol perdeu tempo atrás de uma HRT. Com isso, o inglês da McLaren passou com boa vantagem na liderança.
Na volta 49, o brasileiro Massa perdeu o ponto de freada em uma curva e acabou escapando, mas conseguiu voltar para a pista. Andando em terceiro, Webber continuava acelerando, pois ainda tinha um terceiro pit stop para fazer. Com a rodada de Massa, o australiano conseguiu o tempo necessário para voltar à frente do brasileiro. O australiano parou na última volta da prova para seu último pit, marcando o último acontecimento da prova.
Confira a classificação final da prova:
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h37:11.886
2. Alonso Ferrari + 8.457
3. Button McLaren-Mercedes + 25.881
4. Webber Red Bull-Renault + 35.784
5. Massa Ferrari + 50.578
6. Rosberg Mercedes + 52.317
7. Schumacher Mercedes + 1:15.900
8. Sutil Force India-Mercedes + 1:17.100
9. Di Resta Force India-Mercedes + 1:40.000
10. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 lap
11. Perez Sauber-Ferrari + 1 lap
12. Barrichello Williams-Cosworth + 1 lap
13. Petrov Renault + 1 lap
14. Maldonado Williams-Cosworth + 1 lap
15. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
16. Senna Renault + 1 lap
17. Kovalainen Lotus-Renault + 1 lap
18. Trulli Lotus-Renault + 2 laps
19. Glock Virgin-Cosworth + 2 laps
20. Liuzzi HRT-Cosworth + 2 laps
Abandonos:
Ricciardo HRT-Cosworth
Buemi Toro Rosso-Ferrari
D’Ambrosio Virgin-Cosworth
Vettel Red Bull-Renault
Temporada – A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, no dia 25 de novembro, com o início dos treinos livres para o GP do Brasil – última etapa da temporada 2011 da categoria.
Fotos: McLaren Mercedes-Vodafone-F1/ Getty Image-Red Bull Racing/ Scuderia Ferrari
Fonte: F1Mania.net – redacao@f1mania.net
Ricciardo HRT-Cosworth 49 Buemi Toro Rosso-Ferrari 19 D’Ambrosio Virgin-Cosworth 18 Vettel Red Bull-Renault 1