Depois de ter conseguido a seu primeiro triunfo no Campeonato Britânico de F-3 o piloto brasileiro Lucas Foresti (Radiex) parece, realmente, ter aprendido o caminho das vitórias. Neste domingo (15), no Autódromo de Snetterton, na Inglaterra, ele conseguiu a sua segunda vitória do ano.
O final de semana de competição começou de forma muito difícil para Lucas. Nos treinos livres realizados na sexta-feira o piloto, a equipe Fortec Motorsport e os técnicos da Mercedes-Benz não conseguiram encontrar um bom acerto para o seu carro e, com isso, seus tempos de volta eram bem mais lentos que os líderes das sessões livres.
Acreditando em todo o potencial de seu time Lucas não se deixou abalar e, na manhã de sábado, partiu para a tomada de tempos. “Não conseguimos um acerto ideal para o conjunto nesta pista. Mudamos algumas coisas nos acertos de barras e suspensão traseira e teremos que sair às escuras para a classificação. Acreditamos que dará certo”, explicou o piloto de 19 anos. Realmente, as alterações no setup do carro melhoraram seu desempenho, mas, muito aquém do que Foresti precisava e esperava. Assim, com a marca de 1m40s647 ele ficou apenas com a 14ª posição do grid.
Cientes de que seus ajustes não surtiram o efeito esperado os técnicos da Fortec Motorsport, Lucas e Roberto Pupo Moreno, seu “coach”, passaram a pensar então nas melhores estratégias para as três corridas em busca de somar o maior número de pontos possíveis nas três corridas.
A prova um foi disputada na tarde de sábado. Como já se tornou uma marca registrada Foresti vez uma grande largada ganhando duas posições. O carro continuava com um rendimento não satisfatório, mas, o piloto sabia que teria de fazer a diferença na pista. Assim, com muita dedicação, Lucas conseguiu superar mais dois concorrentes, chegando à décima posição. Neste momento, analisando a situação de pista no momento e, em contato com a equipe no rádio, lhe disseram para se manter nesta posição. Como a corrida 2 tem seu grid formado pelo resultado inverso dos 10 primeiros colocados na prova 1, Foresti, naquele momento, estava com a pole da próxima bateria. Assim o dedicado piloto fez e recebeu a bandeirada no 10º lugar, na corrida vencida por Kevin Magnussen.
Insatisfeito com o rendimento do carro, mas, feliz pela chance de largar da pole-position, Foresti alinhou seu carro para a corrida dois. Depois de uma excelente largada o piloto se manteve na ponta e, em um ritmo muito forte, passou a abrir de seus adversários. Com voltas que pareciam em ritmo de classificação mostrou o quanto quer lutar pelo título da temporada e, com mais de cinco segundos de vantagem, cruzou a linha de chegada na primeira posição.
Foto: Jakob Ebray – Divulgação



