A Equipe Acelera Siriema enfrenta a 12ª edição do rali que cruza o Rio Grande do Norte de 29/4 a 3/5 e pontuará para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A cada ano as características do Rally RN1500 tem atraído mais competidores pela variedade de pisos, por ser uma prova em linha e, agora ainda mais, porque a edição 2009 será válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Por estes motivos, o rali que acontece de 29/4 a 3/5 no estado do Rio Grande do Norte, vai acirrar a disputa dos competidores que estão se preparando para a largada no final do mês.
E com esta expectativa que Luiz Facco e Walace Von Schmidt acertam os últimos detalhes para encarar mais este desafio. A dupla da equipe paulista Acelera Siriema segue para a sua segunda participação na prova, agora com uma picape Mitsubishi L200 RS e na categoria Super Production. Em 2008 a estreia foi muito promissora, pois foram Campeões na categoria Production Diesel, mas com uma Ranger, desenvolvida na ocasião, especialmente para categoria T2.
A largada da 12ª edição do RN1500 acontece no dia 30/4 em Natal e parte para Currais Novos, depois no segundo dia o destino final será Assú. Na terceira etapa as equipes chegam ao município de Guamaré e no último dia (3/5) o destino final será novamente a capital potiguar no Centro de Convenções de Natal à beira-mar. Serão cerca de 1000 quilômetros de percurso e os competidores precisarão enfrentar o piso arenoso e principalmente as temidas dunas nas etapas finais.
O navegador explica um pouco as características do roteiro. “O RN é uma prova singular. Teremos dois dias de serras com piçarra e areiões pesados. Nos últimos dias areias finas e dunas. Mas nossa participação anterior deu alguns parâmetros de como enfrentar estes obstáculos que vai nos ajudar profundamente no nosso desempenho, principalmente na parte mais difícil para nós, que são as dunas”, explica Schmidt.
Em relação à competitividade, Facco acredita que estará mais que garantida pelo fato de as grandes equipes já confirmarem presença na prova. “Serão quatro etapas valendo pelo Brasileiro, portanto imprescindíveis em termos de resultado pensando em campeonato. Vamos fazer cada dia pensando individualmente nas etapas e o resultado geral da prova será uma conseqüência”, finaliza.