Em 2008 Helena Deyama participou pela primeira vez do RN 1500. Apesar da ampla bagagem em competições, a experiência foi tão marcante, que ela confirmou sua segunda inscrição na prova, que este ano chega em sua 12ª edição. Tradicional no calendário off-road brasileiro, o RN 1500 terá largada em Natal, e irá percorrer as cidades de Currais Novos, Assú, e Guamaré, entre os dias 29 de abril e três de maio. Após a estreia na edição passada, Helena guarda boas recordações do campeonato, algo que só foi possível através do apoio recebido dos organizadores. “Participei pela primeira vez ano passado e foi surpreendente! Uma prova no nordeste, em meio a praias, dunas e regiões do seridó, é bem diferente do que temos aqui no sudeste”, afirmou Helena que espera repetir a dose nesta edição.
Esta é uma temporada especial para Helena, já que ela comemora 15 anos de provas off-road, sendo 10 de Rally dos Sertões. Apesar de toda a experiência acumulada ao longo dos anos, ela se surpreendeu com a prova nordestina. “O RN 1500 é uma prova única, muito especial em todos os sentidos. A equipe de organização, as paisagens, a emoção, o nordeste, o rali, são todos especiais, não dá para descrever. Tem que viver a experiência”, completou.
Com o Mitsubishi L200 RS sendo preparado por Erley Ayala (Rally Brasil), a expectativa de Helena é superar a marca de 2008, quando conquistou o vice-campeonato na categoria Super Production. Apesar dos atrativos, participar de uma prova na região nordeste exige uma logística para equipes da região sudeste. Além da distância, os gastos acabam inviabilizando o projeto. Por esse motivo, apenas na temporada passada Helena conseguiu vivenciar essa experiência.
“Sempre tive vontade de participar de provas maiores no nordeste, e ano passado o Klebinho Tinoco, organizador do RN 1500 me fez um convite irrecusável, me ajudando a conseguir toda uma estrutura em Natal, com navegador e uma equipe de apoio local para ajudar a reduzir os custos, e tive uma das melhores experiências na carreira”, conclui Helena.
A programação do RN 1500 2009 começa no dia 29 de abril, com as vistorias técnicas e administrativas, e Briefing, realizadas na capital potiguar. A primeira etapa, larga em Natal no dia 30, com destino a Currais Novos, e 120 quilômetros de especial. Fotos:André Chaco-webventure/Haroldo Nogueira-HL