“Vai ser uma loteria”. Assim Marco Cozzi resumiu sua expectativa para a prova de classificação e a seguir a corrida de abertura da temporada 2013 do Brasileiro de Turismo, a nova categoria de acesso da Stock Car.
O dia foi muito atribulado no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Blocos de concreto se soltaram nas zebras e saídas de curva, obrigando diversas intervenções da organização para reparos nas áreas de escape. Com isso, toda a programação acabou atrasada e os treinos tiveram a duração reduzida.
Originalmente marcada para o final da tarde de sábado, a prova de classificação foi adiada para 7h30 deste domingo.
“Com todas as interrupções do treino, só consegui fazer oito voltas hoje, na primeira sessão do dia. Trocamos algumas peças do sistema elétrico e, quando estava pronto para ir pra pista verificar o funcionamento de tudo e usar pneus novos, mais uma vez o treino parou. Então vamos ver só amanhã mesmo, na hora da tomada”, disse o piloto.
Apesar da “loteria”, ele está otimista para a prova inaugural da temporada. Cozzi acredita que, superados os problemas elétricos que apresentou ontem e hoje cedo, o carro da equipe Carlos Alves pode render muito bem na corrida. “Na tomada pode ser mais difícil sem o power shift. Mas na prova não deve fazer tanta diferença e espero conseguir brigar entre os cinco primeiros.”
Mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas no sábado, o piloto mais uma vez registrou o sétimo tempo, a exemplo do que havia feito no treino extra da véspera. Na volta mais rápida, Cozzi cravou 1min03s022 (média horária de 166,74 km/h).
A prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Turismo tem largada prevista para 9h15.
Sobre Marco Cozzi: Piloto e empresário, o paulista Marco Stefano Cozzi começou no kart em 1988 e competiu até a temporada de 1996.
Depois de um intervalo de dez anos por falta de recursos para manter a carreira, a paixão pelo automobilismo falou mais alto e ele retornou às pistas no kartismo. A passagem para as categorias de Turismo aconteceu em 2008, nas categorias de acesso da Stock Car.
No ano de 2012, Cozzi foi um dos maiores destaques da Copa Montana: venceu corrida e foi o piloto que mais tempo passou na liderança do campeonato.
Texto: Luís Ferrari/Divulgação.
Foto: André Santos/Divulgação.