A modalidade UTV, que estreou ano passado no Cerapió, promete ser uma das provas mais emocionantes da competição em 2014. Este ano, a modalidade triplicou o número de inscrições e, por isso, vai ser dividida em duas categorias, Graduado e Novato. Para os competidores, a liberdade e a emoção são os principais atrativos de quem corre neste tipo de veículo.
Para o piloto Anderson Gorgen, da equipe “Risa Rally Team” do Maranhão, que ficou em quinto lugar na competição em 2013, a emoção que o carro proporciona só é garantida após a certificação da segurança que, para ele, é o ponto mais importante. Por ser um veículo parcialmente aberto, piloto e navegador estão mais expostos aos riscos das trilhas.
“Segurança é primordial. Todos os itens que você encontra nesse carro, você tem em todos os outros que existem em qualquer lugar do mundo como cinto de seis pontos, banco concha e todos os equipamentos de segurança de um carro mundial. Ano passado, conquistamos o quinto lugar e, esse ano, vamos correr atrás do melhor resultado”, garantiu o piloto.
Outra equipe que vem com força total para o rally é a Trilha Polaris Racing. Competindo pela primeira vez na modalidade, o navegador Fábio Machado acredita que o desafio de pilotar o UTV vai ser maior. “Tivemos uma preparação corrida, mas no UTV temos uma grande facilidade em relação ao carro que é um ângulo de visão muito melhor”, explicou o piloto.
Já nos carros 4×4, a rivalidade entre as equipes cearenses promete marcar a competição. Com a elevação do nível de dificuldade nas trilhas, os pilotos procuraram intensificar ainda mais o treinamento. Pelo menos duas equipes do Estado já garantiram um investimento “pesado” na preparação para a prova. O piloto da equipe “Só Jeep do Brasil”, Stelio Gama, por exemplo, aposta na preparação e afirma que os cinco carros da equipe que irão para as trilhas estão prontos para os desafios. “Estamos nos preparando há um ano e sempre que competimos estamos entre os três primeiros. O nível da prova do rally é razoável e nossa expectativa é a melhor”, contou o piloto.
A 27ª edição do rally Cerapió vai ser decisiva para os atletas que buscam a vitória no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Regularidade para carros 4×4. Das 14 etapas válidas este ano, oito vão ser disputadas na prova que vai percorrer três Estados do Brasil pela Rota das Emoções. Cada dia de prova vale por duas etapas, totalizando oito. Cidades como Fortaleza, Jijoca, Viçosa do Ceará, Parnaíba e Barreirinhas vão servir de pista de provas para os competidores que, este ano, tem este motivo a mais para acelerar os motores.
Durante todo este domingo (26), as equipes realizam a vistoria técnica e médica no estacionamento do shopping Iguatemi em Fortaleza – CE. A largada promocional acontece nesta segunda (27), às 18h.
Texto: Aldeia Com/Divulgação
Foto: Divulgação