Depois de quase um ano, os motores da Stock Car voltam a roncar forte nas ruas do Centro Administrativo da Bahia. Os 34 pilotos iniciam os preparativos para acertar seus carros para o GP Bahia neste domingo (19), às 10h30min, e se adaptar à reformulada chicane na entrada dos boxes no sábado (18), a partir das 7h35min, quando a pista de 2.724 metros vai ser aberta para o shake down. Todos entram no traçado, mas são obrigados a passar pela frente dos boxes em velocidade reduzida.
Às 8 horas, agora divididos em dois grupos de 17, os pilotos aceleram para valer em busca do melhor acerto dos carros que, a partir desta etapa, são obrigados a usar o mesmo tipo de mola (1.400 libras) o que muda alguns detalhes nos carros. Cada série vai ter direito a andar durante 65 minutos. Depois de breve parada, todos retornam novamente aos treinos, a partir das 11h50min.
A parte mais emocionante está reservada para ter início às 16 horas, quando os carros brigam pela quarta pole position da temporada. Até agora, largaram na primeira colocação: Júlio Campos (Interlagos), Ricardo Maurício (Curitiba) e Daniel Serra (Tarumã).
Além do novo site da Stock Car, que leva ao vivo os treinos livres, classificatório e a corrida, o canal SporTv também apresenta ao vivo as tomadas que definem o grid de largada. No domingo, a Rede Globo mostra a quarta etapa da temporada dentro do Esporte Espetacular.
Por ser prova de rua, assim como a corrida de Ribeirão Preto, o classificatório é diferente. Os carros entram na pista em grupos de quatro e na ordem inversa da classificação. Os últimos na tabela entram na frente e o líder, Daniel Serra, fecha o treino. Todos vão ter direito a quatro voltas, uma de aquecimento dos pneus, duas cronometradas e uma de desaceleração e retorno aos boxes. Por ser um traçado com quatro pontos de ultrapassagem, largar na frente pode ser grande vantagem, pois não vai haver reabastecimento.
O equilíbrio, uma dos pontos mais marcantes da Stock Car, continua presente nesta temporada. O pentacampeão Cacá Bueno venceu em Interlagos e depois seu companheiro na Red Bull Racing, Daniel Serra, ganhou em Curitiba e em Tarumã. Entre os primeiros, outro grande destaque, mesmo sem terminar em primeiro nenhuma vez, é Ricardo Maurício, o único a marcar presença nos três pódios na temporada. O regularíssimo campeão de 2008 ainda fez outros dois em 2012, num total de cinco pódios seguidos. Serrinha está na ponta com 65 pontos contra 56 de Cacá e Ricardinho.
No GP Bahia de Stock Car, disputado desde 2009, os vitoriosos são CacáBueno (2009 e 2010), Thiago Camilo (2011) e Allam Khodair (2012). Por volta do meio-dia uma tempestade atrapalhou um pouco a movimentação de todos e alertou para a possibilidade de, pela primeira vez na temporada, os pilotos usarem os pneus de chuva da Pirelli.
Texto: Vicar/ Divulgação.
Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação.