Na última quinta (13) divulgamos que a etapa da Copa Nordeste/Copa Truck no Ceará, a ser disputada neste domingo (23) iria usar um traçado de 1.780 metros, com uma reta de 630 metros e cinco curvas, no entanto, a Federação Cearense de automobilismo informou que fora alterado o traçado e o sentido.
Agora os trucks vão usar o sentido anti-horário em um percurso de 1.850 metros com uma reta de 630 metros e quatro curvas. A primeira é chamada de Curva do Desespero, no final da reta dos boxes. Os pilotos precisam ter cuidado, sobretudo na largada e nas primeiras voltas quando todos os caminhões estão próximos.
A Segunda Curva é a Fernando Ari. É importante contorná-la bem para usar a reta oposta (reta menor do circuito), antes de fazer a curva seguinte. Depois os pilotos vão ter uma variante bem fechada para poder pegar a quarta e última curva, a Dirce. É a mais técnica do traçado merece destaque porque antecede à reta de chegada. Devido ao seu raio, ela é feita em duas tomadas. Acelerar antes do tempo pode levar a uma perda de tempo enorme, já que vai ser preciso desacelerar para por o truck no rumo certo e ganhar a reta dos boxes.
Para o piloto Adalberto Jardim, que já correu no Ceará, todos vão chegar nas mesmas condições e terão de construir o acerto do caminhão a cada treino.
“Já disputei provas aqui no Eusébio, no entanto esse traçado eu nunca usei no sentido anti-horário e esse será apenas mais um desafio que teremos nos três dias de pista”, disse Adalberto Jardim, que participou, na tarde desta quinta, de uma ação para divulgar a Copa Truck no Eco Posto, localizado em um cruzamento movimentado da capital cearense.
Para Danilo Dirani, que também já andou no Autódromo Virgílio Távora, o traçado guarda uma certa semelhança com um oval, mas em pontos de freada forte, e vai ser importante saber tocar o caminhão para que ele se mantenha competitivo nas duas provas dominicais.
“Já estive no Ceará em várias ocasiões, e estou bastante animado para esta corrida. Quanto ao traçado, ele até parece um oval, mas as curvas vão exigir muito da gente. Chego na quinta e vou logo conhecer esse traçado, andar à pé e ver metro a metro. É preciso conhecer a pista antes do primeiro treino e, a partir daí, trabalhar forte com a equipe para um bom acerto.
A programação na pista do Autódromo Virgílio Távora tem início na sexta (21) com a realização dos treinos livres, no sábado (22), serão disputados os treinos classificatórios para formação do grid de largada, e no domingo (23), acontecem as corridas.
Acompanhe a programação completa:
21 de julho – Sexta
09h00-09h40 – Marcas e Pilotos (1º treino livre)
09h50-10h30 – Esporte-Protótipo (1º treino livre)
10h40-11h20 – Marcas e Pilotos (2º treino livre)
11h30-12h10 – Esporte-Protótipo (2º treino livre)
12h20-13h00 – Marcas e Pilotos (3º treino livre)
13h10-14h10 – Copa Truck (1º treino livre)
14h20-15h00 – Esporte-Protótipo (3º treino livre)
15h20-16h20 – Copa Truck (2º treino livre)
22 de julho (sábado)
09h00-10h00 – Copa Truck (3º treino livre)
10h20-10h50 – Marcas e Pilotos (treino classificatório)
11h10-11h40 – Esporte-Protótipo (treino classificatório)
12h10-13h30 – Copa Truck (treino classificatório)
23 de julho (domingo)
11h05 – Copa Truck (corrida 1)
11h46 – Copa Truck (corrida 2)
12h48 – Esporte-Protótipo (corrida)
13h53 – Marcas e Pilotos (corrida).
Texto: Robério Lessa
Foto: Robério Lessa e Fábio Oliveira/RR Media/MF2-Divulgação.