Nelsinho Piquet reafirmou a ascensão do equipamento da equipe NextEV e encerrou uma seca de 13 provas (ou 602 dias!) fora do top5 na categoria em que se consagrou como primeiro campeão mundial da história.
Com uma tocada precisa em Buenos Aires, o brasiliense recebeu a bandeira quadriculada em quinto lugar e fez jus à melhora de seu carro na atual temporada da Fórmula E.
A exemplo das duas primeiras etapas do calendário 2016/2017, Nelsinho foi um dos destaques dos treinos.
Pole em Hong Kong e terceiro no grid em Marrakesh, Nelsinho Piquet foi o quinto mais veloz na primeira fase do treino qualificatório e repetiu o resultado na disputa da superpole.
Na largada, ele tracionou bem por fora e chegou a emparelhar com seu companheiro, Oliver Turvey, nas duas primeiras curvas. Mas acabou cedendo espaço para o britânico e conservou o quinto lugar.
Os quatro primeiros abriram cerca de 2s até a quinta volta, quando Nicolas Prost ultrapassou Piquet. Ele não perdeu contato com o top5 porém, e entrou no box para troca de carro na volta 20.
O trabalho de pit-stop foi muito bem feito, e Nelsinho saiu em sétimo mesmo tendo sido vítima de um “unsafe release” protagonizado por outro competidor. Com o pelotão reordenado, se posicionou em quinto e levou o carro nesta condição até o final.
“A corrida em geral foi boa”, resumiu o primeiro campeão da Fórmula E. “A gente ainda teve um pouco de problemas com nosso powertrain, especialmente no início. Mas só de andar próximo dos líderes durante boa parte da prova já foi bem satisfatório. Dá para perceber que não estamos longe e que, se realmente acertarmos tudo, com uma corrida limpa e uma classificação boa, temos chance de brigar pelo pódio constantemente. Claro que tem muitos carros no nível parecido e muitos pilotos bons, então realmente tudo precisa dar certo para estarmos entre os primeiros sempre”, avaliou o piloto.
Ele destacou que a equipe está na direção certa no comparativo com a temporada 2, sempre evoluindo. “O carro está cada vez mais competitivo, mesmo com as restrições de upgrades impostas pelo regulamento. Estou otimista e vamos tratar de recuperar os pontos que perdemos nas duas primeiras provas, que poderiam ter sido parecidas com esta”, frisou Piquet.
Sobre o pit-stop, que motivou chamada do outro competidor brasileiro do grid à sala dos comissários após a prova, ele disse apenas que precisou pisar fundo no freio para evitar contato no pit-lane e ressaltou confiar no trabalho da FIA para aplicar as regras.
A quarta etapa da terceira temporada da Fórmula E acontece na Cidade do México no dia primeiro de abril.
Texto: Luís Ferrari/Divulgação.
Fotos: José Mario Dias – Piquet Sports/Divulgação.